O Microsoft Outlook passa por instabilidade que afeta o acesso ao serviço de e-mail no mundo todo. Usuários começaram a reportar problemas para utilizar a plataforma na web e nos aplicativos para smartphones nas últimas horas. De acordo com os registros, o problema teve início por volta de 1h50 (horário de Brasília) da madrugada desta quinta-feira (1).
Em uma atualização sobre o status do serviço, a Microsoft apontou que o problema está sendo causado “por uma atualização de configuração recente que direciona as solicitações do usuário”. A empresa também diz que o update foi revertido e que a maioria dos usuários do serviço já pode acessar o e-mail novamente.
“Estamos executando medidas de otimização de gerenciamento de tráfego para garantir que o serviço seja recuperado para todos os usuários”, diz a mais recente atualização da Microsoft sobre o serviço.
No Twitter, contas da empresa respondem os questionamentos dos usuários informando que o problema se deu numa atualização – que, no caso, já foi revertida. A empresa diz estar “monitorando o serviço” e pede desculpas pela inconveniência.
We’ve determined that a recent configuration update to components that route user requests was the cause of impact. We’ve reverted the update and are monitoring the service for recovery. We apologize for the inconvenience.
— Microsoft Outlook (@Outlook) October 1, 2020
Usuários do Microsoft Outlook têm enfrentado problemas para acessar o serviço de e-mail ao redor do mundo. Imagem: Outlook/Reprodução
Segunda queda do Outlook
Aqui no Brasil, o site Downdetector não mostra sinais de que o Outlook tem sofrido sérios problemas de funcionamento nas últimas horas. Já nos Estados Unidos, Japão, Itália, Espanha e outros países, o serviço tem se recuperado aos poucos.
Em menos de cinco dias, esta é a segunda vez que o Outlook tem problemas de funcionamento e sai do ar. Na segunda-feira (28), o serviço de e-mail e outros, como Microsoft Teams e o Office 365, deixaram de funcionar por horas. Nesse outro caso, segundo a companhia, o problema afetou todos os serviços que fazem autenticação no ‘Azure Active Directory’.
Apesar de ter citado que o problema de acesso foi causado por uma atualização, a Microsoft não deu detalhes sobre o que, de fato, aconteceu com o Outlook nas últimas horas. Os usuários devem voltar a acessar o serviço de e-mail normalmente à medida que ele vai sendo restaurado ao redor do mundo.
Dessa vez, os outros serviços como OneDrive, Skype, Office, Teams e outros não parecem ter passado por instabilidades.