Microsoft e outras pegam carona na popularidade de Stranger Things

Empresas se aproveitam da popularidade da série da Netflix para chamar a atenção para seus perfis em redes sociais
Rafael Rigues04/07/2019 19h27, atualizada em 04/07/2019 19h35

20190704045638

Compartilhe esta matéria

Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email
Megaprojetos

Coisas estranhas estavam acontecendo no perfil da Microsoft no Twitter nos últimos dias. Subitamente, a empresa começou a tuitar sobre “lançamentos” como as primeiras versões de softwares como o Windows, Excel e Flight Simulator, ou postar vídeos e imagens com seu logo original da década de 80.

O que todos estes programas tem em comum? A resposta é: 1985, mesmo ano em que se passa a terceira temporada da série Stranger Things. A Microsoft resolveu “pegar carona” na popularidade da série, e aproveitar para contar um pouquinho de sua vasta história.

O tweet mais recente na conta da empresa mostra um PC XT rodando Windows 1.0 e o Microsoft Paint, com uma imagem chamada “HAWKINS.MSP” aberta na tela e uma pequena animação com fogos de artifício. A cena, segundo o usuário @PawneeBR, é parte do sétimo episódio da terceira temporada.

Entretanto, não parece haver uma parceria oficial entre a Netflix e a Microsoft na ação. A fabricante de software não menciona a série pelo nome, e não há logos, links ou imagens oficiais. Pelo jeito, só “aproveitaram a onda” causada pela estréia em uma muito bem sacada jogada de marketing.

Coca-Cola, Kellogs e Telefonica também resolveram “brincar”

Outras empresas participaram de forma mais ativa. A Coca-Cola, por exemplo, fez uma reedição do comercial de lançamento da “New Coke”, uma nova fórmula da Coca-Cola que fracassou no mercado, incluindo os personagens da série.

Já a Kellogs, que fabrica os waffles Eggo, favoritos da personagem Eleven, publicou no Instagram alguns “anúncios nunca vistos de 1985” que são “um pouco estranhos” e prometem: “uma mordida vai virar seu mundo de ponta cabeça”. A empresa também está colocando nas lojas algumas poucas caixas “retrô” dos waffles Eggo, com o design de 1985 visto na série.

Até a Telefônica entrou na brincadeira, revelando um “comercial de 1985” que parecia saber um pouco demais sobre o futuro.

A terceira temporada de Stranger Things tem 8 episódios, e já está disponível no Netflix.

Colunista

Rafael Rigues é colunista no Olhar Digital