Tudo indica que o fim do Paint clássico foi finalmente decretado. Após anunciar que retiraria o clássico editor de imagens do Windows 10, a Microsoft passou a alertar os usuários do programa de testes da empresa que a remoção será na próxima atualização, prevista para março ou abril. Após essa data, o aplicativo terá que ser baixado na Windows Store.
Embora a “morte” do Paint 3D não seja uma novidade, a Microsoft ainda não tinha divulgado com clareza quando a função seria removida do Windows 10. No entanto, a build 17063 trouxe notificações e avisos de que o programa será removido no próximo update, conhecido internamente como Redstone 4. O alerta aparece em forma de um botão do aplicativo.
No lugar do editor clássico, os usuários poderão usar o Paint 3D. A versão renovada do editor, além de poder alterar imagens, pode fazer modelagem de figuras tridimensionais e editar modelos publicados online por outros usuários. O aplicativo é gratuito e já vem instalado em todos os computadores com Windows 10 Creators Update ou mais recente.
Para voltar a usar o Paint clássico, os usuários do Windows 10 terão que fazer o download do aplicativo na loja do sistema, conforme publicou o On MSFT. O programa, contudo, não será mais atualizado e nem ganhará novas funções, algo que já acontece desde o Windows 7.