A Microsoft revelou nesta quinta-feira, 8, uma atualização grande do Windows 10 para membros do programa Insider, que testam as novidades do sistema operacional antes da distribuição para o grande público. As novidades fazem parte do Fall Creators Update, programado para lançamento no último trimestre deste ano.

Com a atualização, a Microsoft começa a implementar o que batizou de Fluent Design, que traz uma renovação estética em relação ao que o Windows 10 foi desde seu lançamento. E a primeira mudança está na nova central de ações do sistema, que está de cara nova e agora agrupa notificações de uma forma diferente e coerente, além de separar aquelas que vieram do celular das que vieram a partir de aplicativos do próprio PC.

Outro recurso interessante que foi implementado com a nova versão do Windows 10 para testes inclui a possibilidade de fixar seus sites favoritos na barra de tarefas do sistema. Infelizmente, porém, isso vale apenas para o navegador Edge, então, se você se recusa a usar o browser da Microsoft, isso não deve fazer muita diferença.

As mudanças também incluem uma alteração na animação de abertura de novas abas do Edge, o que deve tornar o processo um pouco mais ágil. Enquanto isso, a assistente Cortana ganhou novas funções, que permitem agendar lembretes apenas escaneando imagens, se você der permissão para isso. Por exemplo: fotografe um pôster de um filme e a assistente pode lembrá-lo disso depois. A assistente também reconhecerá lembretes se o usuário usar o suporte a stylus do Windows 10 para circular alguma coisa; o exemplo do filme também se encaixa aqui.

A Microsoft também vai facilitar bastante a utilização de emojis com o Windows 10. Atualmente, para ver a seleção de emojis, é necessário abrir o teclado virtual do sistema, feito para usuários de tablets. Agora, porém, só é preciso usar o atalho da “Winkey + ;”. Para completar, o teclado virtual para usuários com telas sensíveis ao toque foi repaginado com um sistema de previsões de texto, sugestões de emojis, digitação com uma mão e suporte a ditado.

O suporte a caneta também foi evoluído para acomodar melhor a escrita manual. O painel agora suporta mais gestos, melhor edição, emojis e detecção de escrita à mão, com sua letra se transformando em texto. As ferramentas de edição também foram evoluídas para que seja possível selecionar e modificar melhor a escrita, com reconhecimento de emojis e gestos.