Mesmo cancelado, horário de verão ainda pode dar dor de cabeça; saiba o que fazer

Alguns celulares podem mudar automaticamente o horário às 23h59 deste sábado, como se o horário de verão ainda estivesse em vigor. Veja como evitar isso no Android e iOS
Rafael Rigues18/10/2019 18h13

20191018034505

Compartilhe esta matéria

Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

Pela primeira vez em 34 anos, o Brasil não terá horário de verão. Originalmente ele deveria entrar em vigor às 23h59 deste sábado (19), mas foi extinto pelo presidente Jair Bolsonaro com um decreto assinado em 25 de abril.

Isso pode causar dores de cabeça para os usuários, já que alguns celulares ainda podem estar esperando a mudança, e adiantar sozinhos o relógio em uma hora – o que, se não for percebido pelo usuário, pode causar alguns problemas.

Segundo a Motorola, em um alerta publicado em sua página no Facebook, isso pode acontecer com aparelhos que não estão ligados à rede da operadora, que estão conectados apenas via Wi-Fi ou que estejam desligados e sejam religados após a virada de sábado para domingo.

Reprodução

Isso porque a rede da operadora é usada como referência para o ajuste de data e hora, e sem conexão a ela o smartphone irá confiar em um banco de dados interno, que pode estar desatualizado.

O Google faz o mesmo alerta em seu blog no Brasil. Em ambos os casos, a dica para resolver o problema é a mesma: desativar o ajuste automático de data e hora e de fuso horário.

Se você não sabe como fazer isso, não se preocupe: nós temos o passo a passo para o Android. E embora a Apple não tenha feito nenhum pronunciamento a respeito, isso pode acontecer também em aparelhos com o iOS. Neste caso, basta seguir estas dicas.

Reprodução

E se você não tem certeza se o seu smartphone adiantou ou não o relógio, uma dica: basta fazer uma busca no Google por “hora oficial do Brasil” para ver qual a hora certa em todos os fusos horários brasileiros (Brasília, Fernando de Noronha, Belém, Manaus e Rio Branco).

Colunista

Rafael Rigues é colunista no Olhar Digital