A Samsung anunciou nesta terça-feira (29) seu novo projeto de celular dobrável. Anunciado durante a Samsung Developer Conference (SDC), evento que está sendo realizado em São Francisco, o novo telefone dobra em formato flip, em vez de seguir a disposição do dobrável Galaxy Fold. Rumores indicam que o celular terá tela de 6,7 polegadas e chegará ao mercado em 2020.
A empresa coreana não demonstrou o novo celular, mas apresentou um vídeo ilustrando o conceito do aparelho: a tela parece tradicional, mas se dobra ao meio, como acontecia com o saudoso Motorola Razr. Ao contrário do Microsoft Surface Duo, que conta com duas telas separadas em um design de concha, o novo Samsung possui um único display, dobrável como um celular flip.
É possível observar pelo vídeo que o dispositivo tem um novo hardware, que se adapta ao formato da tela conforme ela dobra ou desdobra, possibilitando o uso do aparelho dobrado num ângulo de 90 graus. No entanto, o vídeo é claro quanto ao tamanho ou qualquer outra funcionalidade do smartphone, já que mostra apenas o seu formato.
Também, ainda não se sabe se o dispositivo já está sendo desenvolvido pela Samsung ou se não passa apenas de um projeto. Contudo, a Bloomberg antecipou, em setembro, o lançamento de um celular flip da desenvolvedora, previsto para o primeiro semestre de 2020. Ele seria mais fino e mais barato comparado ao Galaxy Fold, que custa US$ 1.980. O smartphone supostamente terá duas câmeras traseiras e uma câmera frontal centralizada.
Segundo um comunicado da empresa, “como prometido na SDC no ano passado, a Samsung continuará a explorar uma série de novos formatos de dispositivos dobráveis”. “No evento de 2019, a Samsung convidou desenvolvedores e usuários a se juntarem à exploração de novos e emocionantes casos de uso e experiências do usuário”, afirmou.
A versão inicial do Galaxy Fold era “assustadoramente frágil”, e seu lançamento não saiu conforme o planejado. A fabricante, então, fez algumas alterações no design e passou a vender o aparelho nos EUA, Coreia do Sul e outros países. Os problemas no lançamento não diminuíram a empolgação do público e da própria Samsung, que já vendeu 500 mil unidades do Galaxy Fold. Ele chegará ao mercado chinês no começo de novembro, por cerca de R$ 8.500.