Loja da Huawei na China troca funcionários humanos por robôs

Novo estabelecimento inaugurado pela fabricante chinesa conta com três braços robóticos que pegam produtos comprados por consumidores
Daniel Junqueira03/01/2020 13h38, atualizada em 03/01/2020 13h45

20191129125525-1843x1080

Compartilhe esta matéria

Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

A Huawei abriu uma loja nova na China. Mas não é um estabelecimento qualquer: o espaço não tem nenhum funcionário humano, contando apenas com robôs para entregar produtos para consumidores.

Instalada no Novo Centro Internacional de Desenvolvimento do Vale Óptico da China, a loja funciona 24 horas por dia, 7 dias da semana e tem três braços robóticos responsáveis por pegar itens que tenham sido comprados por consumidores.

A loja tem um formato cilíndrico e vidro a prova de balas na parte frontal. Ela vende apenas smartphones e acessórios. Consumidores podem tanto fazer o pedido direto na loja quanto comprar pela internet e depois retirar no estabelecimento.

Com o projeto, a Huawei tenta solucionar alguns problemas enfrentados por lojas físicas: diferentemente do e-commerce, esses estabelecimentos precisam de funcionários. Ao substituí-los por robôs, a chinesa consegue reduzir custos e manter a loja funcionando o tempo inteiro.

A Huawei planeja instalar mais estabelecimentos inteligentes do tipo pela China, mas isso vai depender da recepção do público à nova loja.

Ex-editor(a)

Daniel Junqueira é ex-editor(a) no Olhar Digital