O iOS 14 trouxe um novo recurso que “dedura” aplicativos que monitoram constantemente o texto que o usuário copia. O TikTok foi um deles, comprometendo-se a mudar após a denúncia, e agora é a vez do LinkedIn, rede social profissional da Microsoft, que foi pega no ato e agora promete interromper a prática.
A empresa começou a receber queixas na quinta-feira (2), após um usuário do iPad alertar que o LinkedIn estava copiando conteúdo de outras fontes enquanto o usuário digitava, despertando preocupações com privacidade.
LinkedIn is copying the contents of my clipboard every keystroke. IOS 14 allows users to see each paste notification.
I’m on an IPad Pro and it’s copying from the clipboard of my MacBook Pro.
Tik tok just got called out for this exact reason. pic.twitter.com/l6NIT8ixEF
— Don ð˜§ð˜³ð˜°ð˜® urspace.io (@DonCubed) July 2, 2020
Como a empresa informou ao site ZDNet, o comportamento é o resultado de um bug, e que será corrigido em breve.
O vice-presidente de engenharia do LinkedIn, Erran Berger, defendeu a empresa nas redes sociais, afirmando que a prática tinha como objetivo fazer uma “checagem de igualdade” entre o que o usuário digita e o que está salvo na sua área de transferência, apesar de não revelar qual é a utilidade disso. O que ele afirma é que esses dados não são armazenados ou transmitidos de maneira alguma.
Hi @DonCubed. Appreciate you raising this. We’ve traced this to a code path that only does an equality check between the clipboard contents and the currently typed content in a text box. We don’t store or transmit the clipboard contents.
— Erran Berger (@eberger45) July 3, 2020
A preocupação com o monitoramento da área de transferência do celular tem fundamento. Usuários regularmente copiam texto com informações sensíveis, dados bancários, número de cartão de crédito, endereços de sites, números telefônicos e todo tipo de conteúdo que não deve cair em mãos erradas por poderem ser abusados. Com o iOS 14, mais empresas devem ter a atenção chamada pela prática questionável, especialmente quando o número de usuários começar a aumentar, o que já deve acontecer nas próximas semanas com o primeiro beta público.