A juíza distrital dos EUA Yvonne Gonzalez Rogers deu uma vitória à Epic Games em seu processo contra a Apple nesta terça-feira (25). Segundo a juíza, a ameaça da Apple de cortar o acesso da Epic às suas ferramentas de desenvolvimento para o iOS e macOS é um “exagero”.
Por isso, ela emitiu uma ordem temporária impedindo a Apple de cumprir a ameaça, o que ao menos por enquanto garante o futuro da Unreal Engine no ecossistema da Apple. A vitória da Epic, entretanto, foi parcial. A juíza negou o pedido da empresa de impedir que a Apple retire Fortnite da App Store enquanto o mérito da questão é julgado.
Ruling came down tonight! As expected, the TRO is granted with respect to “any affiliate of Epic Games” (in other words, Unreal Engine) but not granted with respect to Fortnite. pic.twitter.com/dy7IgKc2Ck
— sarah jeong (@sarahjeong) August 25, 2020
O cerne da questão é o fato de que a Epic tem dois contratos de desenvolvimento separados com a Apple. O contrato para o Fortnite está sob o nome da “Epic Games”, mas o contrato para a Unreal Engine está sob o nome da “Epic Games International, S.à r.l”.
A Apple considera que ambas são a mesma empresa e que, portanto, as punições a uma delas decorrentes de uma violação de contrato no caso Fortnite também devem ser estendidas à outra, algo da qual a juíza, ao emitir sua ordem, discorda.
A Unreal Engine é o “motor” no qual milhares de jogos em múltiplas plataformas, incluindo consoles, iOS, Android, Windows e macOS, são baseados. Impedir o acesso da Epic às ferramentas de desenvolvimento da Apple significaria impedir que a empresa mantivesse a versão para macOS ou iOS da plataforma, prejudicando indiretamente milhares de desenvolvedores de jogos.
Foi este o argumento usado pela Microsoft, que recentemente entrou com uma petição em favor da Epic. “Negar o acesso da Epic à SDK da Apple e a outras ferramentas de desenvolvimento irá impedir que a Epic suporte a Unreal Engine no iOS e macOS, e colocará a Unreal Engine e os criadores de jogos que desenvolveram, estão desenvolvendo ou irão desenvolver jogos baseados nela em uma desvantagem substancial”, disse a empresa.
Fonte: Engadget