No último sábado, 30, o Real Madrid conquistou o título da Liga dos Campeões da Europa sobre o rival Atlético de Madrid nos pênaltis. No entanto, no mesmo dia, um outro jogo de futebol marcava não o mundo dos esportes, mas o da tecnologia.

Trata-se de Atlético de Madrid e Athletic Club, pela Primeira Divisão de Futebol Feminino da Espanha. A partida foi transmitida ao vivo pelo Facebook, e nesta segunda-feira, 30, a organização revelou a audiência que o streaming obteve na rede social.

Segundo a confederação espanhola, foram mais de 370 mil usuários únicos assistindo à partida pelo Facebook. Em alguns momentos, a transmissão chegou a ter picos de mais de 5 mil espectadores simultâneos. O alcance total foi de mais de 2 milhões de usuários.

A LaLiga afirma ainda que mais de 55 mil pessoas tiveram algum tipo de engajamento com a transmissão, seja em comentários, reações ou compartilhamentos. Não é a primeira vez, porém, que um jogo de futebol inteiro é transmitido pelo Facebook.

Em abril, a jogadora americana Alex Morgan, um dos maiores nomes do futebol feminino, transmitiu por meio de sua página o jogo de estreia do seu time, o Orlando Pride, contra o Houston Dash, graças a um acordo costurado entre a liga de futebol feminino dos EUA e a sua agência de mídias sociais.

A audiência foi excelente, chegando a 554 mil espectadores únicos. Ainda são casos esporádicos, de jogos de pouca relevância. No entanto, é um passo importante para o Facebook poder preparar algo como a transmissão de uma final de Liga dos Campeões, uma partida de Copa do Mundo, ou um Super Bowl.

Normalmente, estes grandes eventos esportivos são travados pelo monopólio de grandes empresas de mídia. O Facebook, que é um grande conglomerado da tecnologia e uma das empresas mais valiosas do planeta, porém, promete colocar em risco a hegemonia desses grupos