Já é possível testar o Android O; veja como e conheça as novidades

Renato Santino17/05/2017 18h48, atualizada em 17/05/2017 18h50

20170517155141

Compartilhe esta matéria

Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

O Google detalhou algumas das novidades sobre o Android O durante o Google I/O nesta quarta-feira, 17. A empresa revelou o lançamento do programa de beta do novo sistema operacional, o que permitirá que usuários de dispositivos selecionados experimentem o sistema, que deve ser lançado no terceiro trimestre.

O programa foi lançado nesta quarta-feira e está disponível para poucos aparelhos. Mais especificamente, apenas usuários dos Nexus 5X, 6P e Player, e do Pixel, Pixel XL e Pixel C terão acesso à versão antes do lançamento.

Para se cadastrar, o Google orienta usuários a visitarem este link, com informações sobre como fazer o download da atualização e detalhes sobre como voltar para uma versão estável do Android, se o usuário quiser. O site reconhece os dispositivos compatíveis associados à sua conta e disponibiliza a atualização para eles em pouco tempo.

Mas o que há de novo?

O Google também destacou algumas das novidades que estão chegando com o Android O. Elas estão divididas em duas categorias, que a empresa chama de…

Fluid Experiences

  • Picture-in-picture: vários aplicativos serão compatíveis com a função do Android O; vídeo, chamadas em vídeo, Google Maps. Permite reproduzir apps sobre apps, bastando tocar no botão de Iniciar.

  • Notification Dots: aplicativos na tela inicial exibem um pontinho que informa se há novas notificações, similar ao iOS. Um toque longo no app vai trazer mais informações sobre a notificação, sem precisar puxar a área de notificações do sistema.

  • Seleção de texto: selecionar texto no celular é uma chateação, então o Android usará inteligência artificial para melhorar o processo. O sistema reconhece nomes e endereços, e seleciona tudo de uma vez, sem precisar ficar deslizando o dedo. Então, se você fizer menção de copiar um endereço, o Android vai entender, copiar tudo e sugerir a transferência do texto para o Google Maps.

Vitals

  • Google Play Protect: uma forma de o Google informar que nenhum app instalado no celular é perigoso para a segurança do usuário. O serviço já fazia a verificação antes, mas agora há uma nova forma de informar o processo.

  • Melhorias em desempenho: o Google informa que melhorias no sistema possibilitam que o celular ligue mais rápido e estabelecem limites para o consumo de recursos do celular em segundo plano para evitar lentidão e consumo de bateria.

Renato Santino é editor(a) no Olhar Digital