Inteligência Artificial já produz notícias falsas que parecem bem verdadeiras

Luiz Nogueira15/02/2019 10h36, atualizada em 15/02/2019 11h15

20171109124108

Compartilhe esta matéria

Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

A instituição sem fins lucrativos OpenAI, associado a Elon Musk, tem como objetivo promover e desenvolver avanços tecnológicos envolvendo Inteligência Artificial (IA). Um dos últimos projetos é o desenvolvimento de um algoritmo que pode gerar notícias falsas, que se parecem muito com notícias verdadeiras, usando apenas algumas poucas palavras como ponto de partida.

Esse algoritmo foi originalmente concebido como um sistema de linguagem generalizada capaz de responder perguntas, resumir histórias e traduzir textos, mas os pesquisadores responsáveis logo perceberam que ele poderia ser usado para outros fins, como criar notícias falsas.

Por conta disso, apenas uma versão simplificada do código será disponibilizada ao público, para que não haja possibilidade de ser usada para esse fim, segundo a MIT Technology Review.

Entretanto, a tecnologia possui algumas falhas. As histórias escritas, em sua maioria, são plagiadas ou pouco coesas. Jack Clarck, da OpeaAI, alertou que pode levar de “um a dois anos” para que haja um sistema capaz de criar notícias falsas que necessitem uma apuração mais aprofundada dos fatos para que seja refutada.

As redes sociais já estão em uma constante batalha contra a disseminação de notícias falsas, porém, essa batalha pode ser perdida caso novas tecnologias estejam aptas a produzir conteúdo falso e a disseminá-lo.

Via: Engadget

Luiz Nogueira
Editor(a)

Luiz Nogueira é editor(a) no Olhar Digital