Intel é o mais novo nome de peso a se juntar à crescente indústria dos carros que se dirigem sozinhos. A empresa anunciou nesta quarta-feira, 9, que pretende começar a montar, até o final deste ano, uma frota com pelo menos cem veículos autônomos próprios.
Os carros serão usados apenas para teste, e não comercialmente. O projeto em si, porém, é fruto da recente aquisição que a companhia fez em Israel. Em março, a Intel pagou US$ 15,3 bilhões para comprar a empresa Mobileye, que desenvolve software para carros autônomos.
A frota planejada pela Intel será composta por carros de diferentes marcas, mas todos adaptados com os sensores e tecnologia da Mobileye para torná-los independentes de motoristas. Os primeiros veículos devem começar a circular em partes da Europa e em Israel.
Como aponta o site TechCrunch, a Intel quer provar ao mercado, com esse programa de testes, que está pronta para fornecer o software necessários para as montadoras que quiserem construir carros autônomos. A principal rival da companhia será a Waymo, empresa “irmã” do Google que atua na área desde 2009.