A Intel anunciou neste domingo uma grande novidade para o segmento de computadores – tanto pessoais quanto servidores. Trata-se de uma nova tecnologia de armazenamento batizada de 3D XPoint (lê-se 3D Cross Point). A novidade promete velocidades até 1.000 vezes superiores aos atuais drives baseados em Nand Flash e podem significar um salto de eficiência para computadores de todos os tipos. A empresa espera, com isso, que todos os processos que dependem de computação se acelerem, especialmente áreas como inteligência artificial, carros autônomos e armazenamento de dados em nuvem. A nova tecnologia foi desenvolvida em parceria com a Micron e já está à venda nos principais mercados sob a marca Optane, da Intel, e QuantX, da Micron.
Terceira etapa da evolução
Dá para entender os novos drives como a terceira grande etapa de evolução dos drives de armazenamentod de computadores. A primeira ainda está por aí, com os tradicionais HDs, baseados em discos rígidos, que gravam as informações por meio de uma agulha que, literalmente, “escreve” os dados numa superfície metálica. A segunda etapa veio com os drives Nand Flash – que usam a mesma tecnologia empregada por pendrives – e que são muitas vezes mais rápidos que os discos rígidos. A tecnologia anunciada hoje pela Intel pode se colocar como o novo passo nessa evolução, com a promessa de um grande salto de velocidade no armazenamento de dados.
A tecnologia Flash baseia-se em transistores espalhados numa camada de silício; cada “centro de transistores” se encarrega de armazenar os “zeros e uns” da informação digital. A Intel guarda a sete chaves os detalhes da nova tecnologia, e limita-se a dizer que ela não usa transistores e lança mão de mudanças no estado físico de uma substância. Essas mudanças são provocadas pela passagem de eletricidade pelo corpo do material.
Desafio: preço e adequação
Evidentemente, o preço da novidade é alto. O primeiro drive baseado na nova tecnologia já está à venda nos Estados Unidos por 1.520 dólares, para 375 gigabyte. Para se ter uma base de comparação, é possível comprar um drive Flash por cerca de 140 dólares para 525 gigabyte de armazenamento. Ou seja, a nova tecnologia chega ao mercado custando quase 10 vezes mais que a mais recente. Além disso, os atuais computadores não conseguirão usufruir integralmente do potencial da 3D XPoint porque as interfaces criadas para HDs ou para Flash não são capazes de dar vazão à toda a velocidade da nova tecnologia. Se você trocar o seu atual SSD por um Optane ou QuantX, o ganho de velocidade será em torno de 9 vezes. A Intel espera que os novos computadores tragam interfaces capazes de oferecer o ganho de 1.000 vezes prometido pela novidade. A Dell já estaria testando novas placas completamente compatíveis com a nova tecnologia.