As compras sem sair de casa estão se tornando cada vez mais comuns. Se puder fazê-las sem nem sair da rede social na qual viu o anúncio, melhor ainda. Pensando nisso, o Instagram está tentando facilitar ainda mais as compras dentro do app. Nesta quinta-feira (16), foi lançada uma página na guia Explorar que destaca diferentes marcas e coleções que possam ser de interesse do usuário. Além disso, o Facebook Pay também chega à rede social.
Com a primeira novidade, as páginas das lojas também podem fornecer recomendações personalizadas sobre o que comprar diretamente no aplicativo. Já o recurso do Facebook Pay permite que as informações de cartões de crédito e débito sejam inseridas no app, agilizando o processo de compra.
Combinadas, as ferramentas tornarão ainda mais fácil adquirir algo no Instagram, principalmente ao pagar. Não será mais necessário sair do aplicativo ou reinserir as informações sempre que comprar algo.
Instagram ganha ferramenta que destaca lojas e coleções. Foto: Reprodução
Para aqueles que desejam vender algo na rede social é importante destacar que ela cobra uma taxa pelas transações que ocorrem no Instagram. Esse é também um dos motivos para eles tornarem a ação cada vez mais fácil. Desde 2018, o aplicativo tem adicionado recursos para isso. Primeiro começou a permitir que usuários etiquetassem produtos em fotos e vídeos, seguindo para a permissão de que as compras ocorressem diretamente no app.
As duas novidades chegam primeiro aos Estados Unidos, e não há informações de quando serão expandidas para outros mercados.
Criadores de conteúdo
Desde o início de julho, o Instagram permite que criadores de conteúdo vendam mercadorias diretamente no aplicativo. A plataforma anunciou em 23 de junho os novos Requisitos de Elegibilidade para o Comércio que expandem o acesso ao Instagram Shopping para mais empresas, incluindo criadores. Essa é uma forma de ajudar os criadores que não podem fazer vendas presenciais por conta da pandemia de Covid-19.
A atualização dos requisitos entra em vigor a partir do dia 9 de julho. As novidades se aplicam a todos os países nos quais o recurso “Compras na Instagram” é suportado. As contas dos criadores deverão demonstrar credibilidade e ser apoiadas por uma presença autêntica e bem estabelecida na rede social, situação que “também pode incluir a manutenção de uma base suficiente de seguidores”. No entanto, a empresa não especificou quantos seguidores um criador precisa ter para se qualificar nesse requisito. Além disso, os criadores de conteúdo também terão que etiquetar produtos no Instagram a partir de um site próprio.
Via: The Verge