A Hyundai anunciou na segunda-feira (10) sua nova linha de veículos elétricos da marca Ioniq com três modelos: Ioniq 5, Ioniq 6 e Ioniq 7. As novidades começarão a ser disponibilizadas no mercado entre 2021 e 2024 começando pelo crossover compacto Ioniq 5.
Os três lançamentos vão usar a mesma plataforma, a E-GMP, que a Hyundai compartilha com a Kia. Segundo a fabricante, a plataforma privilegiará o espaço interno, a conectividade sem fio e recursos exclusivos, como um porta-luvas projetado como gaveta.
IONIQ combines personal mobility with individual empowerment, for people who are ready to take charge now for a better world tomorrow. Have a sneak preview of the line-ups. #HyundaiIONIQ #HyundaiElectric pic.twitter.com/LKe0Yhk5YG
— Hyundai Worldwide (@Hyundai_Global) August 10, 2020
Lançamentos Ioniq
O Ioniq 5 será um crossover com design inspirado no Pony Coupe lançado pela Hyundai na década de 1970. O modelo já pode ser visto em testes ao redor do mundo. Já o Ioniq 6 será um coupe ‘de quatro portas’ com visual esportivo, enquanto o Ioniq 7, que não foi ainda apresentado e não teve tantos detalhes divulgados, será um SUV de grande porte.
Modelo Ioniq 5 será o primeiro da marca a ser lançado em 2021. Foto: Divulgação/Hyundai
Na nova marca, os veículos com números ímpares representam crossovers ou SUVs, enquanto os números pares serão sedans.
Os novos carros terão o que a marca chama de ‘espaço de vida inteligente’, com assentos ajustáveis, conectividade sem fio e recursos tecnológicos exclusivos. Ainda segundo a montadora, o painel multimídia e os visores do cluster de instrumentos serão ‘simples, intuitivos e ergonomicamente projetados’.
Confira o vídeo de lançamento da marca Ioniq:
“Estratégia 2025”
A Hyundai anunciou recentemente que pretende vender um milhão de unidades da nova linha Ioniq e obter 10% de participação global para se tornar líder no segmento global de carros elétricos até 2025. O grupo batizou o plano ousado de “Estratégia 2025”.
Em evento online, a empresa ainda afirmou que pretende se tornar a terceira maior montadora mundial de veículos “verdes” em cinco anos, com 560 mil vendas de veículos elétricos a bateria e fuel cell (célula de combustível).
Fonte: Engadget e Motor Authority