Huawei Nova 5T: celular oferece boa performance e qualidade para fotos

Novo celular da Huawei lançado no Brasil apresenta uma boa performance, autonomia e tira fotos com qualidade, mas ainda assim não surpreende. Confira a nossa análise!
Alvaro Scola08/05/2020 20h06, atualizada em 08/05/2020 20h38

20200508051415

Compartilhe esta matéria

Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

A Huawei é uma empresa com bastante tradição no segmento de smartphones e voltou ao Brasil no ano passado com os aparelhos Huawei P30 e P30 Pro, sendo que este último teve um review feito pelo Olhar Digital. Já para esse ano a empresa quer trazer mais celulares para o Brasil e o primeiro deles acabou sendo o Huawei Nova 5T.

O aparelho tem a promessa de oferecer um bom desempenho e fotos com qualidade ao possuir quatro câmeras traseiras. O Olhar Digital teve a chance de testá-lo e conta a seguir o que achou dele com todos os detalhes. Confira!

Design e tela

Na questão visual, o Huawei Nova 5T lembra um pouco os outros aparelhos da marca que foram lançados no Brasil e adota materiais premium para seu acabamento. Assim, tanto a parte frontal quanto a parte traseira do aparelho são de vidro, o que deixa o celular bonito, mas também faz com que marcas de dedos surjam facilmente nele.

Reprodução

As câmeras traseiras ficam localizadas no canto do aparelho e são um pouco saltadas em relação ao seu corpo. Para evitar danos ou outros problemas, felizmente, a Huawei inclui no conjunto do celular uma capinha de silicone transparente. Já o sensor de impressões digitais dele fica em sua lateral, mais precisamente no botão “power” e conta com um bom tempo de resposta.

Reprodução

De forma geral, o Huawei Nova 5T possui um tamanho bem agradável e não é muito pesado, tendo aproximadamente 174 gramas. Apesar do seu acabamento ser bem parecido com o que encontramos em aparelhos premium, infelizmente, o Huawei Nova 5T não traz proteção para as suas partes de vidro e nem conta com certificações extras de acordo com informações encontradas em seu site.

Para o display, o Huawei Nova 5T traz uma tela IPS LCD de 6,26 polegadas com a resolução de 2340 x 1080 pixels na proporção 19,5:9 e conta com bordas mínimas, sendo que a câmera frontal está disposta em seu canto superior esquerdo. O display LCD do Huawei Nova 5T consegue oferecer cores vivas e um bom nível de brilho, mas nós gostaríamos de ver uma tecnologia um pouco melhor aqui como um display do tipo AMOLED, que pode ser encontrado em outros aparelhos desta mesma faixa de preço.

Ainda em relação aos detalhes do corpo do aparelho, seguindo uma tendência de mercado, o celular não possui uma entrada P2 para fones de ouvido. No Brasil, o Huawei Nova 5T pode ser encontrado nas cores crush blue e preto.

Performance e bateria

Para o quesito de desempenho, a Huawei continua a investir em um processador próprio para seu celular, que não decepciona, como contaremos logo a seguir. Mas, antes, veja a sua ficha técnica:

  • Processador Octa-Core Huawei Kirin 980 (7nm);
  • GPU Mali G76 MP10;
  • 6 ou 8 GB de memória RAM;
  • 128 GB de espaço para armazenamento;
  • Bateria de 3.750 mAh.

Como você pode ter notado pela configuração acima, o Huawei Nova 5T conta com o mesmo processador visto no Huawei P30 Pro e não desaponta quando o assunto é desempenho. Todas as animações, transições do sistema e aplicativos rodam bem. Já quando o assunto é jogos, o celular também vai bem e consegue segurar títulos mais pesados.

Já em programas de benchmark, apesar de contar com o mesmo processador do Huawei P30 Pro, o Nova 5T possui uma pontuação mais baixa. Assim, no Antutu Benchmark, a sua pontuação é de 312.898 pontos. Já no Geekbench 5, a pontuação do aparelho é de 674 no Single-Core e de 2389 no Multi-core.

No quesito bateria, apesar do seu número de miliampère-hora não surpreender, o celular consegue oferecer bastante autonomia. Em meus testes, ao usar o celular praticamente sem parar por duas horas em atividades como jogar, navegar na internet e tirar fotos, a sua carga desceu apenas 25%.

Reprodução

Assim, na prática, o Huawei Nova 5T deve oferecer autonomia para passar ao menos um dia longe da tomada sem maiores problemas, podendo aguentar até um pouco mais. Já na questão de carregamento, o celular levou um pouco mais de 1h30 para fazer uma recarga completa.

Fotos

Para tirar imagens, o Huawei Nova 5T possui 5 câmeras no total (incluindo a frontal) e utiliza inteligência artificial para melhorar os seus resultados. Antes de partir para as fotos, veja quais são as especificações de suas lentes:

  • Uma lente principal Wide de 48 megapixels com abertura f/1.8;
  • Uma lente de ultrawide de 16 megapixels e abertura f/2.2;
  • Uma lente macro de 2 megapixels e abertura f/2.4;
  • Uma lente de profundidade de 2 megapixels e abertura f/2.4;
  • Uma lente wide para selfies de 32 megapixels com abertura f/2.0.

De forma geral, as fotos tiradas com as lentes wide e ultrawide do Huawei Nova 5T apresentam uma ótima qualidade tanto em ambientes internos quanto em ambientes abertos, que ficam com um nível de detalhes excelente. Entretanto, é notório que o celular abusa um pouco da saturação para deixar tudo mais bonito, o que pessoalmente gosto. Confira algumas fotos tiradas com o aparelho:

Reprodução

Foto em ambiente aberto com lente wide

Reprodução

Foto em ambiente aberto com lente ultrawide

Reprodução

Foto em ambiente fechado com lente wide
Já a lente de macro do aparelho acabou nos desapontando um pouco devido ao seu foco automático falhar constantemente e as fotos apresentarem bastante ruído. Assim, você até consegue usá-la para focar algo minúsculo e bem específico, mas a tarefa não será fácil de ser completada e a imagem não ficará muito bonita.

Reprodução

Foto com macro

O modo noturno, é claro, também marca presença neste celular da Huawei e até consegue cumprir bem o seu papel ressaltando cores e elementos que não podem ser identificados com o modo normal. Entretanto, o nível de ruído visto nas imagens novamente ficou um pouco acima do que esperávamos, como pode ser visto nas imagens abaixo.

Reprodução

Foto com modo noturno

Reprodução

Segunda foto com modo noturno

Os vídeos capturados com o aparelho apresentam uma boa qualidade e podem ser gravados na resolução 4K com 30 quadros por segundo.

Por sua vez, a câmera de selfies do aparelho não decepciona e traz praticamente os mesmos resultados que vimos com as câmeras traseiras. Assim, as suas fotos conseguem oferecer um ótimo nível de detalhes, mas assim como as lentes principais, também exagera na saturação.

Reprodução

Selfie

Sistema

Assim como nos outros aparelhos da marca, este celular conta a interface da EMUI, sendo que esta vem por padrão na versão 9.1.0 e com o Android 9. Aqui, honestamente, para um aparelho lançado em 2020, nós gostaríamos de já estar com o Android 10, mas vale notar que este mesmo celular foi na verdade lançado no ano passado em outras partes do mundo.

Apesar dos recentes problemas com o Google, vale notar, o Huawei Nova 5T inclui os seus serviços e, assim, você pode usar todos os programas da marca como a Google Play para baixar novos aplicativos. Já a AppGallery, a loja de aplicativos da Huawei, também está presente e se mostra melhor localizada para o Brasil em comparação ao que vimo no Huawei P30 Pro no ano passado.

Outra crítica a ser feita para o sistema é a quantidade de aplicativos que vêm pré-instalados. Felizmente, diferente de alguns celulares de outras marcas, a maioria desses apps podem ser desinstalados sem a necessidade de root ou de qualquer ferramenta de terceiros.

Preço e disponibilidade

O Huawei Nova 5T foi lançado no Brasil oficialmente no dia 24 de abril com o preço sugerido de R$2.999,00.

Conclusão

O Huawei Nova 5T é um ótimo aparelho, que não deixa a desejar quando o assunto é desempenho para rodar aplicativos e jogos com tranquilidade. Além disso, para fotos, esse celular também se mostra uma excelente opção e conta com uma quantidade generosa de modos para serem usados.

Já na questão do acabamento, ao custar praticamente três mil reais, nós esperávamos que ele não viesse com um display LCD e que contasse com alguma proteção ou certificação a mais para torná-lo menos frágil. Além disso, apesar de possuir diversos modos e ter uma boa performance, o Huawei Nova 5T não traz nada que seja muito inovador ao contar com uma configuração parecida com o que vimos em aparelhos topo de linha de 2019.

Dessa forma, apesar de se mostrar um bom aparelho, o preço oficial sugerido para o Huawei Nova 5T pode fazer você ainda olhar para outras opções de celulares com mais diferenciais.

Editor(a)

Alvaro Scola é editor(a) no Olhar Digital