Desde novembro do ano passado, o norte-americano Mike Hughes, 61 anos, faz manchetes com sua missão pessoal: construir um foguete capaz de levá-lo ao espaço e provar a sua crença de que, ao contrário do que diz a ciência, a Terra é plana.
A primeira tentativa foi impedida pelo governo americano, já que Hughes queria se lançar de um terreno público sem autorização. A segunda tentativa deu errado e ninguém sabe por quê. Mas a terceira, realizada neste fim de semana, finalmente deu certo.
A agência de notícias Associated Press informa que Hughes finalmente decolou em seu foguete caseiro na tarde do último sábado, 24. No entanto, o foguete não conseguiu ir tão alto quanto o norte-americano gostaria.
A nave feita em casa chegou a uma altitude de 571 metros antes de abrir o para-quedas e de cair no deserto de Mojave, sudeste do estado da Califórnia, a cerca de 88 quilômetros de distância do local do lançamento. Paramédicos de prontidão disseram que Hughes, mesmo sem equipamento de segurança, chegou bem ao solo.
“Estou aliviado”, disse Hughes à AP após o pouso. “Estou cansado de ouvir as pessoas dizendo que eu me acovardei e que não fiz o foguete. Estou cansado dessa coisa. Eu fui lá e fiz”, desabafou, admitindo que o lançamento o deixou com dor nas costas.
Obviamente, o foguete não foi capaz de subir o bastante para que Hughes pudesse ver a curvatura da Terra. Ele diz, porém, que quer tentar de novo em agosto. O plano é se lançar a partir de um balão e chegar a uma altitude de quase 110 quilômetros acima do solo.
“Se eu acredito que a Terra tem o formato de um disco? Eu acredito que tem. Mas eu tenho certeza? Não. É por isso que eu quero ir até o espaço e ver”, resumiu Hughes. O vídeo do lançamento pode ser visto abaixo.
And there he goes!!! #MadMikeHughes blasts off from #Amboy 03-24-17 pic.twitter.com/CrA0C9PEI0
— Matt Hartman (@ShorealoneFilms) 25 de março de 2018