Havaí libera testes de carros autônomos em vias públicas

Um decreto assinado pelo governador do arquipélago autoriza que montadoras usem as estradas locais para testes de veículos autônomos pelos próximos três anos
Renato Mota23/09/2020 19h07, atualizada em 23/09/2020 19h09

20200923041419

Compartilhe esta matéria

Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

O estado do Havaí é o trigésimo dos Estados Unidos a autorizar montadoras a testar carros autônomos em vias públicas. O decreto, assinado na última terça-feira (22) pelo governador David Ige dá às empresas três anos para começar a circular no arquipélago com seus protótipos mais recentes.

De acordo com o Departamento de Transporte do Havaí, as montadoras deverão enviar um relatório de progresso para informar aos legisladores locais e ao público em geral se os testes foram bem-sucedido. O Havaí exigirá, porém, que um operador humano esteja dentro do veículo o tempo todo.

Em outros estados, como a Califórnia, um operador humano não precisa estar presente dentro do veículo durante os testes. Ige destacou que o arquipélago é um local atraente para testes de carros autônomos por não faze fronteira com nenhum outro estado. Há sempre o risco de se cruzar uma fronteira acidentalmente e parar em um lugar onde os experimentos não são permitidos.

Nuro/Divulgação

O R2, da empresa norte-americana Nuro, foi o primeiro a receber autorização para circular sem um motorista nos EUA. Imagem: Nuro/Divulgação

“Nos últimos anos, nosso estado insular, com suas condições propícias à introdução de veículos elétricos – incluindo as faixas de temperatura ideais para baterias, mercado interno, estradas que oferecem viagens curtas e políticas governamentais favoráveis – viu fabricantes internacionais de automóveis incluírem o Havaí como um de seus primeiros mercados de lançamento para Veículos de Emissão Zero”, afirma o governador no decreto.

Não há nos EUA uma política regulatória nacional para carros autônomos. Cada estado aplica seus próprios regulamentos por meio de leis independentes.

Via: RoadShow

Editor(a)

Renato Mota é editor(a) no Olhar Digital