Governo Russo exigirá software nacional em todos os eletrônicos

Smartphones, computadores e Smart TVs terão de vir com software aprovado pelo governo pré-instalado. Empresas que não cumprirem a lei terão de pagar multas e podem até ser expulsas do país
Rafael Rigues22/11/2019 14h20

20191029025927

Compartilhe esta matéria

Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

O parlamento Russo aprovou uma lei proibindo a venda de equipamento eletrônico, incluindo smartphones, computadores e Smart TVs, que não tenham software Russo pré-instalado. Fabricantes que não cumprirem a lei terão de pagar multas de até 200 mil Rublos (cerca de R$ 13 mil), e poderão ser banidos do país em caso de reincidência.

O governo irá publicar uma lista de software que terá de ser incluso em cada dispositivo vendido no país.

“O projeto fornece às empresas russas mecanismos legais para promover seus programas e serviços no campo da tecnologia da informação para usuários russos”, afirmou a Duma, câmara baixa da Assembléia Federal da Rússia. “Além disso, o projeto protegerá os interesses das empresas russas de internet, o que reduzirá o número de abusos cometidos por grandes empresas estrangeiras que trabalham no campo da tecnologia da informação”.

A lei será agora enviada ao Conselho da Federação, equivalente ao nosso Senado, e depois para assinatura pelo Presidente Vladimir Putin, quando se tornará uma lei.

Fonte: The Next Web

Colunista

Rafael Rigues é colunista no Olhar Digital