Governo indiano bane mais de 50 apps chineses, incluindo o TikTok

Apps da Xiaomi, Baidu e Tencent também foram afetados. Medida é parte de uma onda de sentimento antichinês no país, motivado por disputas territoriais
Rafael Rigues30/06/2020 13h20, atualizada em 30/06/2020 13h22

20200626124400

Compartilhe esta matéria

Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

O Ministério da Tecnologia da Informação na Índia baniu o TikTok e outros 58 apps chineses, citando “informações de que eles estão engajados em atividades que são prejudiciais à soberania e integridade da Índia, à segurança do estado e à ordem pública”.

Entre outros apps afetados pela medida estão o Mi Chat e Mi Video Call (da Xiaomi), WeChat e QQ (da Tencent) e do Baidu. O TikTok é um imenso sucesso na índia, com mais de 200 milhões de usuários no país. Sua desenvolvedora, a ByteDance, esperava atingir a marca de 300 milhões de usuários até o final do ano.

Uma disputa territorial entre a China e a Índia pela posse de uma região desabitada no vale da Galwan, no estado de Ladakh, está acirrando um sentimento antichinês no país. No início do mês o Google removeu da Play Store um app que procurava e removia apps chineses dos smartphones de seus usuários. Chamado “Remove China Apps”, ele chegou à marca de 5 milhões de downloads poucas semanas após seu lançamento.

Segundo o TechCrunch, os apps chineses banidos pelo governo indiano ainda estão disponíveis em lojas como a Play Store e App Store. Ainda não está claro como o governo indiano irá impor ou fiscalizar a sanção.

Posicionamento oficial do TikTok em nova enviada ao Olhar Digital

“A criação de equipes de gerenciamento locais capacitadas nos países onde a TikTok opera, incluindo a Índia, foi fundamental para o nosso sucesso global. Embora o governo da Índia tenha emitido uma ordem provisória para bloquear 59 aplicativos, a equipe da ByteDance, de cerca de 2.000 funcionários na Índia, está comprometida em trabalhar com o governo para demonstrar nossa dedicação à segurança do usuário e nosso compromisso com o país em geral. Estamos orgulhosos de fornecer centenas de milhões de usuários na Índia — e em todo o mundo — uma plataforma criativa para suas histórias, performances, educação e, frequentemente, uma maneira de ganhar a vida”.  

Fonte: Engadget

Colunista

Rafael Rigues é colunista no Olhar Digital