O Google está prestes a seguir um caminho que vários de seus concorrentes já seguiram com seus navegadores. A empresa começou a experimentar a exibição de links patrocinados na página em branco que aparece quando você abre uma nova aba no Chrome.
Como percebeu o site Techdows, a ferramenta ainda não está ativa, mas ela está escondida no navegador por meio de uma flag, como são conhecidas as configurações mais obscuras e experimentais do Chrome, que normalmente são acessadas apenas por entusiastas. A função também só está acessível no Chrome Canary, que é a versão mais instável do navegador. Tudo isso deixa claro que a ferramenta ainda é altamente experimental.
Para isso, há uma flag chamada “NTP Shopping Task Module”, que adiciona um módulo de compras com links patrocinados na página de nova aba (NTP). No entanto, antes disso é necessário habilitar uma outra flag, chamada “Enable Fake Data”, que permite a exibição de conteúdo meramente ilustrativo, já que o recurso ainda não está habilitado e funcional, tendo apenas caráter demonstrativo.
Além dos anúncios, o Google deve aproveitar a página de nova aba para incluir outras sugestões, que podem servir como uma forma de incentivar o público a manter o recurso habilitado e poder exibir anúncios. Entre as opções estão sugestões de serviços de streaming, receitas e outros tipos de conteúdo. Esses cards também podem ser omitidos pelo botão “Personalização” na NTP.
A mudança está longe de ser uma surpresa. Navegadores como Opera e Firefox têm recorrido a publicidade em suas páginas de nova aba, com sites sugeridos, por exemplo, como forma de monetizar esse espaço em branco. Era questão de tempo para o Google fazer o mesmo.