O Google anunciou uma iniciativa para eliminar a complexidade na hora de se cadastrar ou fazer login num app no smartphone. Batizado de One Tap (e já disponível na web desde 2017), ele combina recursos de outros serviços de login já existentes, como o Google Sign-In, Smartlock for Passwords e Android Autofill.
Ao abrir um novo app os usuários verão um painel no rodapé da tela, pedindo que escolham uma conta Google para continuar. Com um toque (por isso o nome One Tap) eles poderão criar instantaneamente uma conta “segura, sem senhas e baseada em tokens” e continuar a usar o serviço. Sem formulários a preencher ou senhas a digitar.
Ao retornar ao app no futuro, novamente basta um toque para escolher qual conta usar. A ideia é eliminar o incômodo de criar um nome de usuário ou senha, ou ter de se lembrar se você tem um usuário no app, se fez login com o Google ou com o Facebook.
Outro novo recurso é o BlockStore, um sistema seguro de armazenamento de credenciais com criptografia de ponta-a-ponta, que usa tokens de autenticação em vez de nomes de usuário ou senhas.
Os tokens são criptografados e armazenados localmente no aparelho, e um backup deles é feito na nuvem. Se o usuário trocar de smartphone, o sistema só precisa baixar os tokens do BlockStore para que o usuário esteja novamente autenticado em todos os apps compatíveis, eliminando outro incômodo (ter de se logar novamente) na migração para um novo aparelho.
Desenvolvedores terão de modificar seus apps para suportar o OneTap e BlockStore. Ambos os recursos serão parte do Android 11, mas ainda não está claro se também estarão disponíveis em outras versões do sistema operacional.
Fonte: The Next Web