Parece que os problemas de classificação de conteúdos apropriados para crianças do Google vão além do Youtube. A Play Store apresenta vários aplicativos como seguros para crianças, quando, na verdade, eles são bem violentos e gráficos.
Entre eles está o jogo Mad Max Zombie, considerado PEGI 3, – PEGI é o sistema europeu de classificação por faixa etária de conteúdos, o nível 3 indica que ele é adequado para todas as idades- mas que, na verdade, pedia ao usuário que abatesse zumbis e apresentava uma incrível quantidade de sangue jorrando. Além dele, foram encontrados outros títulos como o Baby Panda Dental Care, que apesar do nome fofinho, mostrava de uma forma muito gráfica como era puxar o dente do animal.
O site Wired encontrou 52 títulos com problemas de classiificação e também jogos de máquinas caça-níqueis, além de aplicativos com pedidos suspeitos de acesso a localização e a permissões do dispositivos. Desses, 16 foram removidos imediatamente ou relançados com classificações e permissões mais apropriadas.
Entretanto, não está claro quantos outros continuaram sem qualquer alteração, sendo que alguns infratores possuem mais de 100 mil instalações. As normas de segurança do Google, embora siga os padrões da Microsoft Store e do Nintendo eShop (a Apple possui o próprio sistema), não apresenta os jogos da mesma forma, tornando muito mais fácil para o desenvolvedor mentir sobre a classificação do aplicativo e conseguir passar pelo controle da plataforma.
Ou seja, enquanto não houver normas mais firmes em relação à classificação indicativa dada aos jogos na Play Store, é melhor pode preferir checar por conta própria o aplicativo antes de deixar uma criança baixa-lo.
Via: Engadget