Google pega no ponto fraco do iPhone em anúncio do Google Fotos

Renato Santino08/08/2016 19h13

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Se você ligou a TV durante nos últimos dias, pode ter visto o novo anúncio do Google, destacando um de seus melhores serviços: o Google Fotos. A campanha global, além de valorizar o seu produto, ainda bate num ponto fraco da sua principal rival, a Apple.

O comercial toca diretamente no problema dos iPhones, que não têm armazenamento expansível, ao contrário dos aparelhos Android (não todos). Isso prejudica principalmente os usuários das versões do iPhone menos privilegiadas em espaço, com 16 GB, que frequentemente precisam deletar fotos e vídeos antigos para liberar espaço para os novos. O Fotos ainda apaga os arquivos locais depois de completar o backup, liberando espaço automaticamente.

O vídeo veiculado na televisão oferece uma solução rápida e prática, que é o backup ilimitado grátis de fotos na nuvem com o Google Fotos. Não é por acaso que o popup que aparece na tela é o de aviso de falta de espaço do iPhone: ele é voltado para quem tem o espaço limitado, o que é um caso mais raro entre os usuários do Android, que costumam ter um slot para cartão microSD.

Além disso, o Google também aproveita para bater em outro serviço da concorrente: o iCloud. Ele é nativamente integrado ao iOS e seria a escolha natural de um usuário que queira fazer backup de suas fotos e documentos. Isso, claro, se o serviço não tivesse um plano gratuito tão limitado, de apenas 5 GB, comparado com o espaço “infinito” que o Google promete.

Renato Santino é editor(a) no Olhar Digital