Google paga bilhões para Apple manter buscador como padrão no iPhone

Órgão regulador britânico diz que empresa paga US$ 1,5 bi para que seu mecanismo de busca seja o padrão no navegador Safari apenas no Reino Unido
Daniel Junqueira02/07/2020 17h00, atualizada em 02/07/2020 17h07

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Google e Apple mantêm um acordo bilionário que garante a presença do buscador como ferramenta padrão no navegador Safari. Um órgão regulador do Reino Unido, que recentemente divulgou os resultados de um estudo sobre gigantes de tecnologia e concorrência no mercado, acredita que a parceria é prejudicial para o surgimento de pequenos mecanismos de busca.

O relatório do órgão britânico indica que o Google paga anualmente o equivalente a US$ 1,5 bilhão apenas para garantir que o seu buscador seja o padrão nos iPhones vendidos no Reino Unido. Isso, de acordo com os reguladores, cria “uma barreira significativa de entrada e expansão” para potenciais concorrentes do Google.

“Mecanismos de busca rivais com os quais conversamos destacaram que esses pagamentos estão entre os fatores que mais inibem competição no mercado de pesquisas. Consumidores acessam internet primariamente via dispositivos móveis, que representam dois terços de todas as buscas gerais, uma fatia que cresceu consideravelmente nos últimos anos e deve continuar crescendo no futuro,” diz o relatório.

O acordo entre Apple e Google não é recente. Documentos judiciais revelados em 2014 mostravam que, naquele ano, o Google pagou US$ 1 bilhão para manter o buscador como padrão no Safari apenas nos Estados Unidos. Analistas estimam que os valores só cresceram desde então, e a Apple pode faturar até US$ 9 bilhões por ano com esse tipo de acordo.

O relatório das autoridades britânicas faz parte de uma ofensiva de países contra o poder das gigantes de tecnologia como Google e Facebook. A rede social de Mark Zuckerberg também é apontada no mesmo documento como um constante obstáculo para o surgimento de concorrentes, embora por motivos diferentes do que o Google.

Via: The Verge

Ex-editor(a)

Daniel Junqueira é ex-editor(a) no Olhar Digital