O experimento Google+ falhou, e o Google já praticamente reconheceu a derrota. Por isso, a empresa está explorando novas possibilidades na área social: é aí que entra o Spaces, o novo serviço lançado nesta segunda-feira, 16, que estará disponível no Android, iOS e na web.
O Spaces mistura vários produtos do Google. O serviço traz embutido o navegador Chrome, o tradicional buscador da companhia e o YouTube. Seu objetivo é criar espaços de compartilhamento de conteúdo e promover discussões em grupo.
“Compartilhamento em grupo não é fácil. De clube de livros a procura por casas e viagens de fins de semana, reunir amigos no mesmo aplicativo pode ser desafiador. Compartilhar coisas normalmente envolve ir e voltar de aplicativos e copiar e colar links. Conversas em grupo frequentemente fogem do assunto, e as coisas se perdem em threads infinitas que você não pode recuperar quando você precisa”, diz o comunicado do Google.
Assim, quando alguém compartilha algo novo com um grupo, uma nova área de conversa surge. A ideia é abrir uma área de comentários para cada vídeo, notícia e imagem compartilhadas com um grupo de pessoas, o que permite maior organização da conversa. Quem participa de algum grupo grande no WhatsApp, por exemplo, já deve ter se deparado com a desagradável situação de ver cada membro comentando um assunto diferente. Uma ferramenta de busca também permite recuperar os posts antigos.
O aplicativo tem um quê de Pinterest no sentido de organizar as publicações em temas, apesar de o foco ser as conversas em grupo e atividades. A ideia é que cada usuário possa criar “espaços” para qualquer assunto e convidar pessoas por meio de uma plataforma de bate-papo da sua preferência, e-mail ou outras redes sociais.
O aplicativo começou a ser distribuído nesta segunda-feira tanto para todas as plataformas.
Via The Next Web e Blog do Google