O Google Lens passará a ser integrado aos aplicativos de câmeras de diversos smartphones Android. O anuncio foi feito durante o Google I/O nesta terça-feira, 8, e permitirá que o usuário use a lente do seu smartphone para reconhecer objetos na vida real e fazer pesquisas mais rápidas na internet. Outro aplicativo que receberá novidades é o Google Maps.
Lançado inicialmente como um recurso do Google Photos, o Lens será integrado aos aplicativos nativos de câmera dos smartphones. Com isso, o usuário poderá fazer pesquisas em tempo real, bastando apontar a câmera do smartphone para um objeto para que o aprendizado de máquina do Google comece a reconhece-lo.
De acordo com o Google, o recurso poderá identificar capas de livros, roupas em um manequim, buscar objetos para compras online, entre outras coisas. O Lens também funcionará como um escâner em tempo real, sendo possível copiar texto de páginas impressas para o seu telefone.
Inicialmente, o Google Lens estará disponível no aplicativo de câmera de dez fabricantes Android: LG, Motorola, Xiaomi, Sony, Nokia, Transsion, TCL, OnePlus, BQ, Asus e Google Pixel. A empresa, porém, não revelou se apenas os novos tops de linhas dessa marca terão suporte à novidade ou se os telefones atuais também receberão a função.
Ainda nesta terça-feira, o Google mostrou ainda um novo recurso de realidade aumentada no Maps. A partir de agora, será possível abrir a câmera do smartphone para ver elementos virtuais indicando para que direção o usuário precisa seguir. A novidade vai funcionar reconhecendo as paisagens em tempo real para ajudar na localização.