O Google anunciou nesta segunda-feira (9) o lançamento do TensorFlow Quantum, um equipamento que reúne iniciativas de aprendizado de máquina e computação quântica. A estrutura pode construir conjuntos de dados quânticos, protótipos de modelos quânticos híbridos e clássicos de aprendizado de máquina, suportar simuladores de circuitos quânticos e treinar modelos quânticos discriminativos e generativos.

O anúncio ajuda a mostrar o avanço da tecnologia quântica, incluindo o Azure Quantum, serviço de computação quântica em nuvem da Microsoft e o progresso de empresas do setor, como a Honeywell. No ano passado, o Google afirmou ter alcançado a supremacia quântica, termo que significa que uma equipe conseguiu executar algo que não seria possível utilizando sistemas de computação tradicional. 

Entusiastas da computação quântica esperam que as propriedades de simulação da tecnologia levem a avanços nas ciências da vida, descriptografia, bem como na otimização e desenvolvimento de produtos químicos.

“Esperamos que essa estrutura forneça as ferramentas necessárias para que as comunidades de computação quântica e pesquisa de aprendizado de máquina explorem modelos de sistemas quânticos naturais e artificiais e, finalmente, descubram novos algoritmos quânticos que poderiam potencialmente gerar uma vantagem quântica”, afirmou a empresa em artigo. “No futuro, esperamos expandir a gama de hardware de simulação personalizado suportado para incluir a interação de GPU e TPU”, concluiu.

Via: Venture Beat