As tecnologias de dispositivos inteligentes e comando de voz estão se tornando cada vez mais acessíveis e presentes no cotidiano das pessoas, e foi pensando nisso que o Google decidiu realizar uma ação para promover um de seus produtos como ferramenta de apoio. A empresa está doando 100.000 unidades de seu alto-falante inteligente Google Home Mini para pessoas com paralisia e seus cuidadores.

Nos últimos anos, a interação de voz não só se tornou comercialmente presente, mas também bastante precisa na compreensão do que é dito. O Google Home Mini pode facilitar simples atos diários, como receber as últimas notícias, definir lembretes, ver a previsão do tempo e reproduzir uma música ou audiolivro favorito.

Para que a doação dos milhares de dispositivos fosse possível, o Google estabeleceu uma parceria com a Fundação Christopher & Dana Reeve. Este esforço coincide com o 29º aniversário do Americans with Disabilities Act, lei que proíbe a discriminação de portadores de deficiência e ajuda a tornar os espaços públicos mais acessíveis.

A iniciativa tem um website em que pessoas qualificadas podem solicitar um alto-falante inteligente do Google, que normalmente custa de US $ 49, gratuitamente. Por enquanto a oferta está limitada aos Estados Unidos. Para se qualificar a pessoa deve viver com uma deficiência física, dificuldade motora ou paralisia, ou ser um cuidador de um indivíduo que vive com uma deficiência física, dificuldade motora ou paralisia.  Em seguida, um formulário faz duas perguntas: “Há quanto tempo você ou seu ente querido está vivendo com paralisia” e “Como você definiria seu nível de mobilidade”.

Reprodução

O site também traz links para vídeos de instruções do Google sobre a configuração do Assistente, da Página inicial, do Chromecast e mais. Outras iniciativas do Google no segmento incluem o Projeto Euphonia para entender os diversos padrões de fala de pessoas que sofreram AVCs ou são portadoras de ELA ou Parkinson, além de um sistema de legendas ao vivo para qualquer tipo de vídeo no Android Q.

Via: 9to5Google