O Google Duplex é um sistema de Inteligência Artificial (IA) que faz reservas em restaurantes por meio de chamadas telefônicas. A ideia do Google é torná-lo mais amplo, e fazer com que mais dispositivos sejam compatíveis. Porém, isso não quer dizer que o sistema está pronto para lidar com o grande número de ligações solicitadas e de situações.
A empresa confirmou para o New York Times que, em média, 25% das chamadas realizadas pela IA começam com um humano em um call center, enquanto 15% requer intervenção humana. Nos testes realizados pelo jornal, esse número foi maior. As reservas feitas por atendentes humanos chegaram a três num total de quatro chamadas realizadas.
Existem várias razões para confiar no atendimento humano. Em um caso específico, o Duplex não pareceu entender as informações sobre as reservas disponíveis. A IA também pode necessitar de mais treinamento antes de poder lidar com todas as situações. O mais importante é que a companhia argumentou que está usando uma abordagem mais cautelosa, eles querem passar gradualmente o controle das chamadas para o sistema de IA, à medida que ela se tornar mais adequada para lidar com as pessoas.
Pode-se dizer que o Google talvez tenha superestimado as capacidades do Duplex. A tecnologia foi lançada, e está apta para algumas situações, porém, não para todas. Ainda há muito o que se desenvolver, e pode demorar um pouco até que os humanos possam deixar tarefas como essa nas mãos de alguma IA.
Via: Engadget