O Google detalhou em um post em seu blog oficial a tecnologia de detecção de movimento e faces que será usada na quarta geração de seus smartphones Pixel. O sistema é baseado em um radar em miniatura chamado Soli, desenvolvido pela divisão de tecnologia e projetos avançados (ATAP) da empresa.

O Soli será usado para detectar movimentos ao redor do smartphone, permitindo que o usuário faça gestos para trocar de faixa e silenciar alarmes ou chamadas, recurso demonstrado no curto vídeo abaixo. Além disso, também é usado para facilitar o desbloqueio do smartphone usando reconhecimento facial.

Analisando os movimentos, o Soli é capaz de detectar a “intenção” do usuário de desbloquear o smartphone. A partir daí entra em ação um sistema muito similar ao Face ID da Apple, composto de duas câmeras infravermelhas, um iluminador e um “projetor de pontos”, que mapeia o rosto do usuário e desbloqueia automaticamente o aparelho em questão de segundos, sem que o usuário precise encarar a tela ou se posicionar de uma forma especial.

Reprodução

Detalhe do hardware usado no reconhecimento de faces e movimentos do Google Pixel 4.

Vários smartphones Android já tem desbloqueio com reconhecimento facial, mas usam uma tecnologia de análise de imagem, que pode ser enganada por uma boa foto ou vídeo do usuário. O novo sistema promete ser muito mais preciso. Segundo o Google, os dados usados no reconhecimento facial são armazenados em um chip de segurança próprio, chamado Titan M, e não estarão acessíveis aos apps, para evitar roubo de informações biométricas.

O Google Pixel 4 deve ser lançado em Novembro deste ano.

Fonte: Google.