O Google anunciou nesta sexta-feira (25) que o mecanismo de busca da empresa vai entender melhor as perguntas que são feitas. A ideia é facilitar a vida dos usuários, permitindo que eles falem naturalmente e sejam compreendidos, sem ter que apelar às palavras-chave para o sistema entender o que está sendo dito. 

“Este é o maior salto à frente nos últimos cinco anos e um dos maiores saltos na história da pesquisa”, afirmou Pandu Nayak, vice-presidente do Google, em um blog. A atualização pode afetar cerca de 10% de todas as buscas em inglês nos EUA, segundo a empresa. 

A mudança é resultado de um sistema que a empresa introduziu no ano passado chamado BERT, ou Representações de Codificações Bidirecionais da Transformers. Ele permite ao sistema do Google poder analisar melhor o contexto de uma frase. 

O Google também anunciou outras novidades recentemente, como o novo recurso que permite passar as recomendações de TV e filmes para a direita ou esquerda e a adesão dos podcasts reproduzíveis aos resultados de pesquisa. O esforço da empresa em continuar desenvolvendo seu mecanismo de busca está ligado diretamente a sua receita. A empresa gera mais de US$115 bilhões por ano em vendas e mais de 85% vem de anúncios na plataforma.