Google anuncia rival do Spotify; conheça

Daniel Junqueira17/05/2018 12h26, atualizada em 17/05/2018 12h30

20170516202751

Compartilhe esta matéria

Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

Como era esperado, o Google anunciou dois novos serviços com a marca YouTube: um voltado para música, e outro para produção original de vídeos.

O YouTube Music e o YouTube Premium chegam para substituir dois outros serviços oferecidos pela empresa: o YouTube Red, que dava acesso a músicas e vídeos originais no serviço de streaming, e o Google Play Música, um concorrente do Spotify com streaming de música.

No caso do serviço musical, os assinantes vão ter acesso a um catálogo extenso de música com a opção de baixar canções para o smartphone. Além disso, vai ser possível ouvir músicas no YouTube com o aplicativo em segundo plano – ou seja, vai dar para deixar uma música tocando enquanto você faz outra coisa no celular.

Já o YouTube Premium oferece os mesmos recursos do Music e mais um pouco: vídeos sem anúncios e produções originais que eram lançadas dentro do YouTube Red.

Os serviços entram no ar já na semana que vem, a partir do dia 22 de maio. O YouTube Music vai custar US$ 9,99 por mês, enquanto o Premium vai custar US$ 11,99. Inicialmente, eles vão ser lançados nos Estados Unidos, Austrália, Nova Zelândia, México e Coreia do Sul, com expansão já prevista para Áustria, Canadá, Dinamarca, Finlândia, França, Alemanha, Irlanda, Itália, Noruega, Rússia, Espanha, Suécia, Suíça e Reino Unido.

Ainda não há previsão para o lançamento dos serviços no Brasil. Até que isso aconteça, o Google Play Música vai continuar funcionando dentro do país – a tendência é que ele seja aposentado com o passar do tempo, e seus assinantes migrem para o YouTube Music.

Ex-editor(a)

Daniel Junqueira é ex-editor(a) no Olhar Digital