O Google+ não é mais o que era antigamente. O Google anunciou que está redesenhando profundamente a sua rede social. O novo projeto tem como objetivo dar mais ênfase às Comunidades, que ainda mantêm o espírito do finado Orkut, e às Coleções, que reúnem publicações sobre determinado assunto.
Segundo o comunicado da empresa, estas foram as áreas que mais atraem os usuários mais ativos da plataforma. A equipe coletou comentários e opiniões e constatou que estas são as divisões que mais interessam ao público, já que recursos importantes como o Hangouts e o Fotos foram separados do restante da rede social para atingir um público maior.
Assim, o novo foco do Google+ é facilitar que as pessoas sigam e entrem nos assuntos que mais despertem seus interesses. No entanto, o stream, também foi repaginado, tornando-o “mais fácil de publicar, procurar, conectar e acompanhar grande conteúdo”, diz o Google.
O novo design está disponível para testes a partir de hoje, mas o usuário deverá optar por participar dos testes, já que nem todos os recursos novos estão completos, revela a empresa. Aqueles que aceitarem, poderão retornar ao layout tradicional a qualquer momento.
A mudança chega em um momento decisivo para o Google+, que falhou em ser uma rede social convencional para competir com o Facebook. A nova proposta pode colocar fim às ambições de chegar a esse ponto, mas pode dar início a uma nova era de um espaço mais focado, direcionado e simplificado voltado para o usuário acompanhar melhor os seus interesses.