Google anuncia inteligência artificial que pode atender chamadas pelo usuário

Redação09/10/2018 22h09, atualizada em 09/10/2018 22h15

20181009191602

Compartilhe esta matéria

Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

O Google anunciou um serviço que parece ter saído dos filmes de ficção científica. Trata-se do Call Screening: um recurso de inteligência artificial no qual o Google Assistente pode atender uma ligação pelo usuário e ajudar a identificar chamadas de telemarketing. A novidade será lançada junto com o Pixel 3 na próxima semana, nos Estados Unidos.

De forma geral, o “Call Screening” é uma evolução do Google Duplex, inteligência artificial para ligações apresentada no último ano. A novidade funciona da seguinte forma: ao receber uma ligação, o usuário pode tocar em um botão para que o Google Assistente atenda o telefone, se identifique e pergunte o motivo da chamada. O voz da outra pessoa será transcrita na tela e a dono do smartphone poderá escolher entre atender, desligar ou bloquear o contato.

O Call Screening poderá ainda sugerir respostas rápidas para serem dadas pelo próprio robô durante o telefonema, com o objetivo de obter mais informações ou prometer um retorno, por exemplo. De acordo com o Google, a novidade promete impedir que o usuário receba as incômodas chamadas de telemarketing.

Por enquanto, o Call Screening estará disponível apenas nos Estados Unidos e em inglês. O recurso vai chegar primeiro nos telefones Pixel 3, do próprio Google, mas deverá ser disponibilizado para o restante da linha no próximo mês. Ainda não se sabe se há alguma possibilidade de a função ser liberada para outras fabricantes Android.

Colaboração para o Olhar Digital

Redação é colaboração para o olhar digital no Olhar Digital