Depois de lançar o Android 10 no início de setembro, o Google anunciou nesta segunda-feira (23) uma nova variante do sistema operacional: o Android 10 Go, otimizado para celulares de baixo custo com até 1,5 GB de memória RAM.
Para quem não está familiarizado, o Android Go é uma variante do Android que sai de fábrica com os “aplicativos Go” do Google, que são ocupam muito menos espaço no celular e consomem menos recursos do aparelho; o mesmo pode ser dito sobre o sistema em si, que prevê ocupar menos armazenamento do smartphone do que uma instalação completa do Android 7.0 (Nougat), de 2016.
Entre os aplicativos do Google que estão otimizados com uma versão “Go” estão o Google Go, um app multiuso que reúne várias funcionalidades de busca, tradução e leitura de texto em voz alta, o Google Assistente Go, que finalmente traz as funções da inteligência artificial da empresa para celulares com menos de 1 GB de RAM, Gboard, Maps, Gmail e o Files, que organiza e reconhece arquivos e imagens que estejam ocupando espaço de forma desnecessária no aparelho.
Uma novidade importante da nova versão está na parte de segurança. O Google afirma que o Android 10 Go ganhou uma tecnologia chamada Adiantum, uma ferramenta de criptografia do armazenamento do celular pensada para smartphones de baixo custo. Aplicar a criptografia AES, como é feito com a versão convencional do Android, faria com que os dispositivos ficassem lentos, gerando insatisfação do usuário.
Ainda não foram anunciados celulares com Android 10 Go, nem se algum dos aparelhos que está atualmente no mercado com o Android 9 Go será atualizado.