Gato biônico faz sucesso no Instagram

Vito teve as pernas traseiras amputadas após ser atropelado por um carro, mas recebeu pernas biônicas em uma operação inédita, na Itália
Rafael Rigues18/12/2019 12h27

20191218093005

Compartilhe esta matéria

Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

Vito (também chamado de Vituzzo), um rechonchudo gatinho laranja com seis anos, está fazendo sucesso no Instagram após um acidente que quase lhe custou todas as sete vidas.

O felino é o bicho de estimação da ex-jogadora italiana de basquete Silvia Gottardi e sua esposa, a designer gráfica Linda Ronzoni. Enquanto o casal viajava em lua de mel, Vito ficou aos cuidados de um amigo da dupla quando sumiu. Foi encontrado um dia depois, atropelado por um carro.

Os veterinários amputaram imediatamente uma das patas traseiras, e apesar de esforços não conseguiram salvar a outra. Um gato nestas condições geralmente seria sacrificado, pois, sem as patas traseiras, ele teria dificuldade de locomoção e baixa qualidade de vida.

Mas inspirado pela história de Oscar, um gato inglês que recebeu duas próteses em 2009 após ter ambas as patas traseiras amputadas por uma colheitadeira, o veterinário Massimo Petazzoni propôs um intervenção experimental nunca realizada antes na Itália.

Uma tentativa extrema: a inserção de duas próteses, inicialmente temporárias, para verificar as reações e permitir que Vituzzo faça suas necessidades sozinho. Por serem temporárias, são externas e “desconfortáveis”, presas aos ossos com parafusos, mas era necessário aguardar a cicatrização das feridas antes de inserir as próteses finais implantadas diretamente no osso, que sairiam dos cotos como patas reais.

Ver essa foto no Instagram

Per l’agguato perfetto ci vuole pazienza… #vituzzosuperstar #bioniccat #gattissimi

Uma publicação compartilhada por Vituzzo superstar (@vituzzosuperstar) em28 de Nov, 2019 às 3:29 PST

Apesar de uma recuperação difícil, a operação foi um sucesso e um ano depois Vito leva uma vida felina normal: anda pela casa, sobe na pia, caça brinquedos e adora encontrar uma almofada confortável para uma soneca.

Sua história se tornou conhecida após um artigo no site da fotógrafa italiana Claudia Rocchini, especializada em gatos, que chamou a atenção da mídia internacional e levou ao sucesso no Instagram, onde já tem quase 5 mil seguidores.

Felizmente a fama não subiu à cabeça do gato. Um post em sua conta no Instagram diz: “Toda a imprensa fala de mim! Mas continuo humilde, não se preocupe”.

Fonte: La Fotografa dei Gatti

Colunista

Rafael Rigues é colunista no Olhar Digital