Depois de meses de especulação e expectativa, o Samsung Galaxy Fold finalmente está de volta. A fabricante sul-coreana anunciou a data de lançamento do aparelho na Coréia do Sul e mais quatro países e, durante a feira de tecnologia IFA, em Berlim, destaca as mudanças que fez para evitar que os problemas identificados no início do ano, quando unidades falharam nas mãos dos jornalistas, se repitam.

Mudanças estruturais:  Samsung Galaxy Fold

publicidade

Segundo o Engadget, os representantes da Samsung disseram que foram feitas três alterações principais no aparelho. Primeiramente, tampas foram adicionadas à parte superior e inferior da dobradiça, para selar lacunas que permitiam a entrada de partículas. Essa foi uma reclamação dos jornalistas sobre as unidades testes do Galaxy Fold, já que partículas, supostamente, se alojavam entre a dobradiça e a tela, causando danos. 

Reprodução

publicidade

Outro problema era a quebra da tela. O jornalista da Bloomberg, Mark Gurman, retirou, com facilidade, o que achou que fosse uma película de proteção. Apenas depois, descobriu que ela na verdade era uma camada de polímero protetor sobre a tela, e parte integrante desta. Mas por nao cobrir totalmente o display e deixar pontas soltas, as pessoas poderiam retirá-la facilmente. Por isso, no redesign do Galaxy Fold a camada foi estendida para ficar sob as bordas, para que não possa ser removida.

Reprodução

publicidade

Por último, a Samsung também adicionou camadas de metal sob a tela para reforçá-la, reduzindo o risco de perfuração do display.

Teste:  Samsung Galaxy Fold

publicidade

O Engadget conseguiu testar o dispositivo durante a IFA e constatou que ele parece muito mais forte e consistente do que antes. “Parece menos um protótipo e mais um produto acabado pronto para as prateleiras das lojas, e abrir e fechar a dobradiça ainda é tão satisfatório quanto antes”, diz a reportagem.

Reprodução

Segundo eles, as atualizações também deixaram o encaixe do Galaxy Fold mais rígido. O smartphone desdobra quase em 180° e está menos flexível quando aberto, o que facilita o uso em apenas uma mão.

“Além dessas melhorias estruturais, a Samsung também conseguiu reduzir o espaço entre a dobradiça e o corpo do Fold, para que não ficasse tão grosso quando fechado quanto antes”, conta o Engadget.

Falhas: Samsung Galaxy Fold

O site disse que apesar das mudanças, o Galaxy Fold ainda apresenta algumas falhas, mas nenhuma aparentemente séria.  O vinco proeminente no meio do smartphone incomoda no início, mas deve ser fácil de se acostumar, apesar de não ser muito atraente. 

Reprodução

Ficha Técnica: Samsung Galaxy Fold

  • Tela principal: 7,3″ QXGA+ AMOLED Dinâmica (4,2: 3)
  • Tela externa: 4,6″ HD+ Super AMOLED (21: 9)
  • Câmera externa: 10 MP (f/2.2)
  • Câmera traseira tripla: 
    • Ultra-Wide: 16 MP (f/2.2)
    • Wide-Angle: 12 MP (f/1.5 + f/2.4) com Estabilizador Óptico de Imagem (OIS)
    • Zoom óptico: 12 MP (f/2.4) com Estabilizador Óptico de Imagem (OIS)
  • Câmera frontal dupla:
    • Selfie: 10 MP (f2.2)
    • Profundidade RGB: 8 MP (f/1.9)
  • Processador: octa-core de 64 bits 7nm
  • Memória: 12 GB de RAM
  • Armazenamento: 512 GB (UFS 3.0), sem espaço para cartão MicroSD
  • Bateria: 4.380 mAh

Preços: Samsung Galaxy Fold

Reprodução

O Galaxy Fold estará disponível na Coréia do Sul por 2.398.000 Won (cerca de 8.150 reais) a partir desta sexta-feira (06), e chegará à Alemanha, Reino Unido e Singapura no dia 17 de setembro. As versões 5G estarão disponíveis em mercados selecionados, incluindo a Coréia.

O smartphone dobrável deve chegar aos EUA nas próximas semanas, mas ainda não há detalhes sobre um possível lançamento no Brasil

Via: Engadget