Se você buscar por Chernobyl nas hashtags ou localizações do Instagram, vai encontrar várias fotos de influenciadores no local onde aconteceu uma das maiores tragédias da história. As imagens podem ser consideradas desrespeitosas e muitos usuários da rede social concordam. As publicações acabaram por ocasionar mais críticas do que likes.
O número de visitas à cidade russa cresceu depois do sucesso da série “Chernobyl”, da HBO. Ela acompanha as consequências castatróficas que vieram depois da explosão da central nuclear. O local não será habitável por séculos, mas visitas guiadas ainda são possíveis, mas não é recomendável sentar em objetos de lá ou tirar a roupa. Aí é que está: os influenciadores fizeram ambos — e até mais.
Ver essa foto no Instagram-ph: @alkrud_ & @angelinaprotein . . . . -assistant: @d._kramer
(INSTAGRAM @KHRYSTYNA_BUBNIUK / @JULIABAESSLER)
As imagens despertaram indignação em alguns usuários do Instagram: elas tratam com humor e desrespeito um local em que houve uma tragédia. O El Pais fez uma seleção de publicações chocantes sobre o tema. Muitos influenciadores apagaram as imagens depois das críticas.
Recentemente, Kylie Jenner passou por uma situação semelhante ao fazer uma festa com o tema “The Handmaid’s Tale”, a série que descreve uma sociedade distópica em que as mulheres perdem seus direitos e são selecionadas por sua fertilidade para serem continuamente estupradas. Jenner vestiu-se como a personagem principal, o que causou raiva nos seguidores. Muitas vezes na busca por likes e seguidores — ou até mesmo para esbanjar dinheiro e exclusividade —, os influenciadores ultrapassam os limites.
Fonte: El País