Parece ficção científica, mas é real. Uma startup australiana chamada Lingmo começou a vender nesta semana o seu primeiro produto: Translate One2One, um fone de ouvido capaz de traduzir até oito idiomas em tempo real e sem precisar de acesso à internet.
O dispositivo usa o sistema de inteligência artificial Watson, da IBM, para reconhecer a linguagem natural falada e traduzir para o idioma de escolha do usuário. O One2One funciona com inglês, japonês, francês, italiano, espanhol, alemão, chinês e até com o português brasileiro.
O fone vem equipado com um pequeno microfone, responsável por captar o áudio e oferecer a tradução em segundos. Como informa o site Digital Trends, o usuário ainda pode pareá-lo com um iPhone por Bluetooth e conferir também uma tradução em formato de texto, diretamente num aplicativo para o celular.
Outros aparelhos semelhantes já são vendidos em algumas partes do mundo, mas o diferencial do One2One é que ele faz toda a tradução sem precisar de acesso à internet ou outra rede móvel. É possível comprar o tradutor portátil por US$ 179 (equivalente a mais de R$ 580, em conversão direta, sem contar impostos) pelo site da fabricante, que oferece entrega também para o Brasil.