O 4G de 700 MHz finalmente pode ser uma realidade em território brasileiro. Em reunião do Gired (Grupo de Implantação do Processo de Redistribuição e Digitalização de Canais de TV e RTV) realizada na sede da Anatel, foi concluído o último estudo para liberação do espectro.
O estudo final era relacionado à região de Santa Cruz do Sul, no estado do Rio Grande do Sul. Com a aprovação, todos os municípios já possuem viabilidade de implementação do 4G na faixa de 700 MHz do espectro de ondas de rádio.
Desde o início da implementação do 4G no Brasil, apressada pela Copa do Mundo de 2014, se falava na utilização da faixa de 700 MHz para a internet móvel de quarta geração. No entanto, a faixa se encontrava ocupada pelo sinal de TV analógico, o que atrasou consideravelmente a implementação da tecnologia.
O interesse pela faixa não é por acaso. Desde o princípio já se sabia que a faixa era a ideal para implementação do 4G devido à sua baixa frequência, que permitem melhor alcance e penetração em paredes. Isso significa que é possível cobrir uma área maior com menos equipamentos, além de ser possível obter melhor sinal de internet em lugares fechados como shoppings e escritórios.
A aprovação do último estudo sobre a liberação da frequência de 700 MHz para o 4G, no entanto, não significa que todas as cidades brasileiras já podem usufruir essa tecnologia. Apenas significa que todas estão aptas a utilizar a faixa para o 4G, mas a implementação prática disso ainda pode demorar por diversos fatores.