Facebook volta a investir em óculos de realidade aumentada com nova parceria

Fabricante britânica ajudará a rede social na produção de microLEDs para uso específico em dispositivos vestíveis de AR
Equipe de Criação Olhar Digital01/04/2020 18h11

20200401030404
Publieditorial

O Facebook anunciou uma parceria que representa seu próximo passo no plano de criar um óculos de realidade aumentada (AR) que permita realizar as mesmas tarefas que são executadas em smartphones.

A companhia está se unindo à Plessey, fabricante britânica que a ajudará na produção de microLEDs para uso específico em dispositivos vestíveis de realidade aumentada. A fabricante também concederá licença exclusiva ao Facebook para parte de sua propriedade intelectual.

A rede social disse que planeja criar um “formato de óculos que permita que os dispositivos se popularizem para que possamos estar mais presentes com nossos amigos, familiares e arredores” e que o projeto levará “anos” para ser concluído.

Tecnologia microLED

Embora as telas sejam hoje um dos maiores desafios para dispositivos de AR, para a Plessey, é uma adversidade superada. A fabricante desenvolveu um design exclusivo para telas, no qual os LEDs de nitreto de gálio (GaN) são instalados nos transistores de silício. Segundo ela, é a “única plataforma tecnológica capaz de enfrentar todos os desafios envolvidos na fabricação de telas microLED em grandes volumes com boa relação custo-benefício”.

Se implantadas com sucesso, as telas microLED também podem melhorar significamente os fones de ouvido com realidade aumentada. A tecnologia, em princípio, permitirá que os usuários se despeçam de fones de ouvido volumosos e, em vez disso, usem equipamentos semelhantes a um par de óculos, com maior densidade de pixels e mais brilho, além de taxas de consumo de energia muito mais baixas.

O interesse do Facebook em realidade aumentada não é segredo, tampouco novidade. A empresa ganhou as manchetes há seis anos, quando pagou US$ 2 bilhões para adquirir a fabricante Oculus VR. Desde então, o fundador e CEO do Facebook, Mark Zuckerberg, disse em mais de uma ocasião que vê a tecnologia de AR como a “próxima grande aposta” da empresa.

Via: ZDNet