O Facebook já declarou a intenção de pisar no território do YouTube tanto em vídeo como em transmissões ao vivo. Mais um passo muito claro nesta direção foi dado nesta terça-feira, 24. Para demonstrar o poder e a capacidade de transmissão de vídeo ao vivo pela plataforma, a rede social irá transmitir um jogo de futebol inteiro.
O jogo em questão não é dos mais importantes, no entanto. Trata-se de um duelo pela liga feminina espanhola, com uma partida entre Atlético de Madrid Féminas e Athletic Club. O jogo será transmitido pela Grabyo, uma empresa de vídeo online apoiada por nomes como Thierry Henry e Cesc Fábregas, que têm história como astros do futebol. Mesmo que o jogo em si não seja tão relevante, o esforço do claramente é importante para o futuro do Facebook.
A intenção da rede social sempre foi muito clara, de oferecer absolutamente tudo que for possível dentro de seu próprio serviço. Os relatos mostram que os usuários estão compartilhando cada vez menos conteúdo no site, o que poderia desencorajar as pessoas de acessarem a rede social, então quanto mais atrações o Facebook puder oferecer, melhor.
Não é a primeira vez que isso acontece, no entanto. Recentemente, em abril, a jogadora americana Alex Morgan, um dos maiores nomes do futebol feminino, transmitiu por meio de sua página o jogo de estreia do seu time, o Orlando Pride, contra o Houston Dash por meio do Facebook Live, graças a um acordo costurado entre a liga de futebol feminino dos EUA e a sua agência de mídias sociais. A audiência foi excelente, chegando a 554 mil espectadores únicos.
Ainda são casos esporádicos, de jogos de pequena relevância. No entanto, é um passo importante para o Facebook poder preparar algo como a transmissão de uma final de Liga dos Campeões, uma partida de Copa do Mundo, ou um Super Bowl. Normalmente, estes grandes eventos esportivos estão travados atrás de grandes acordos com empresas de mídia que não têm o mesmo poder monetário que o Facebook, que é um grande conglomerado da tecnologia e uma das empresas mais valiosas do planeta.
A tendência é necessária até mesmo para combater o avanço do Twitter. O serviço rival já fechou acordos para transmissão de 10 jogos da próxima temporada da NFL, a liga de futebol americano dos EUA, por meio de sua plataforma de vídeo ao vivo. A intenção está bem clara: as redes sociais têm a capacidade técnica e o público para tornar este tipo de transmissão viável, e, se o Facebook não se mexer, vai ficar para trás (e o mesmo vale para o YouTube).