O Facebook investirá US$1 bilhão na construção de moradias populares nos Estados Unidos. O anúncio foi feito pelo diretor financeiro da empresa, David Wehner, que explicou que o dinheiro será desembolsado ao longo de dez anos.
A intenção é construir 20 mil casas para o que chamam de “trabalhadores essenciais”: professores, enfermeiros e funcionários de primeiros socorros. Para tanto, o Facebook fez uma parceria com o governador da California, Gavin Newsom.
O comunicado do diretor financeiro do Facebook explica que uma família de quatro pessoas que recebe cerca de US$ 100 mil por ano é considerada de baixa renda. “A questão da moradia acessível afeta pessoas de famílias de classe média e baixa renda”, afirma.
O governador Newsom também acredita que “a construção de moradias mais acessíveis para todas as famílias é essencial para enfrentar a desigualdade econômica e recuperar a mobilidade social na Califórnia e além”. Ele também reconheceu que a ajuda do Facebook e de outras empresas privadas ou filantrópicas é necessária para o progresso.
O investimento está planejado da seguinte forma:
- 250 milhões para o estado da Califórnia, destinados a moradias de renda mista em terras pertencentes ao estado.
- 150 milhões para moradias populares, que também beneficiarão os sem-teto, na Baía de São Francisco.
- 225 milhões para construir 1.500 unidades habitacionais de renda mista em Menlo Park.
- 25 milhões para casas destinadas a professores e “trabalhadores essenciais”, que serão construídas em terrenos públicos para os distritos escolares dos municípios de San Mateo e Santa Clara.
- 350 milhões em fundos para compromissos adicionais baseados na implantação e eficácia dessas iniciativas.