Hoje durante um evento de imprensa do Facebook, Luis Olivalves, o diretor de parcerias do para mídia na América Latina da rede social, divulgou alguns números do Facebook referentes ao Brasil. Segundo o executivo, o Facebook tem mais de 102 milhões de usuários brasileiros ativos mensalmente. E esses usuários assistem a um total de mais de 100 milhões de horas de vídeo por dia na plataforma.
Olivalves ressaltou ainda que o Brasil “se destaca absurdamente” em transmitir e assistir a vídeos. Embora ele não divulgue números, ele afirma que a noite da votação do impeachment na Câmara dos Deputados (em 17 de abril) marcou um recorde no Facebook com relação ao número de vídeos postados por usuários na rede social.
A rede social prevê ainda um crescimento no número de vídeos assistidos pelos usuários brasileiros com a popularização do Live, sua ferramenta de transmissão de vídeos ao vivo. Christiano Rôças, líder de parcerias estratégicas em entretenimento do Facebook, espera que esse recurso traga também um aumento maior ainda no engajamento dos usuários da plataforma. De acordo com ele, vídeos ao vivo geram até dez vezes mais comentários que vídeos sob demanda (gravados e depois postados), e são assistidos pelo triplo de tempo que aqueles vídeos.
Para incrementar seu serviço de vídeos ao vivo, a empresa também está liberando uma ferramenta de descoberta de transmissões para seu aplicativo para smartphones. Essa aba trará aos usuários sugestões de vídeos ao vivo sendo transmitidos no momento de seu acesso, além de recomendações de vídeos assistidos por seus amigos, e a possibilidade de buscar transmissões de acordo com temas de interesse.
Além disso, o Facebook terá também uma ferramente semelhante que permitirá aos usuários de desktop encontrar transmissões ao vivo de acordo com geolocalização. Trata-se de uma espécie de mapa-mundi que mostra “bolinhas” nos locais em que transmissões ao vivo estão acontecendo. Quanto maior a bolinha, maior a audiência das transmissões.