A repressão ao direcionamento não consensual de propagandas pelo Facebook está finalmente mostrando seus frutos. A partir do dia 28 de fevereiro, um botão chamado “Why am I seeing this?” (Por que estou vendo isso?) será adicionado ao menu dos posts. Além de informações sobre a marca que pagou pelo anúncio e sobre quais detalhes biográficos eles usaram como alvo, o usuário vai conseguir ver se a empresa utilizou suas informações de contato.
O Facebook também vai começar a mostrar quando essas informações foram colocadas na rede e se foi feito pela marca ou por um de seus parceiros.
Uma porta-voz da rede social disse que a meta é continuar dando as pessoas um melhor entendimento de como os anunciantes usam as informações que possuem. Assim, a transparência pode ajudar usuários a serem mais conscientes sobre como a empresa possui seus dados e desse modo, conseguirão proteger mais suas privacidades.
Outro ponto positivo do novo sistema é conseguir acabar com agências ou parceiros que constantemente fazem upload de informações de contato, mas não os obtém consensualmente.
Em março do ano passado, o TechCrunch descobriu que a empresa tinha planos de exigir que os anunciantes da rede social garantissem que os números de celular ou os endereços de e-mail usados para enviar anúncios customizados tivessem sido obtidos com permissão do usuário.
Essa ferramenta foi lançada em junho e, apesar de não ter nenhum processo de verificação, o Facebook levava em conta a palavra das empresas, ainda que existisse uma motivação financeira para mentir sobre o assunto.
Foi no mês de Novembro, que a rede social lançou um modo para as agências de publicidade e desenvolvedores tecnológicos de marketing especificarem no nome de quem eles estavam comprando as promoções. E em breve, essa informação será revelada aos usuários.