Depois do escândalo da Cambridge Analytica e perda de bilhões de dólares, o Facebook está tomando cada vez mais medidas para proteger os dados dos seus usuários. Conforme relata o TechCrunch, a rede social quer que os anunciantes tenham o consentimento de usuários para a segmentação de anúncios por e-mail.

A ideia da empresa é lançar uma ferramenta de certificação que exija de profissionais de marketing a garantia de que os endereços de e-mails usados para a segmentação de anúncios no Custom Audiences tenham sido liberados pelos usuários.

A porta-voz do Facebook, Elisabeth Diana, confirmou para o TechCrunch que a empresa está construindo uma ferramenta de permissão. “Sempre tivemos termos em vigor para garantir que os anunciantes tenham consentimento para os dados que usam, mas vamos tornar isso muito mais proeminente e instruir os anunciantes sobre a maneira como eles podem usar esses dados”.

O Facebook lançou o Custom Audiences em 2012 para permitir que as empresas fizessem upload de listas com os endereços de e-mail ou números de telefone de seus clientes. Dessa forma, os anunciantes podem segmentar pessoas específicas em vez de informações demográficas amplas. 

Além disso, a rede social também impedirá o compartilhamento de dados do Custom Audiences entre contas empresariais.