Facebook está perdendo usuários no Brasil, segundo pesquisa do Datafolha

A pesquisa apontou uma queda de cinco pontos percentuais no número de usuários ativos em relação à pesquisa realizada em 2017
Equipe de Criação Olhar Digital10/04/2019 12h00

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Segundo pesquisa realizada pelo Datafolha, os brasileiros estão utilizando menos o Facebook em comparação com uma outra pesquisa do mesmo segmento, realizada em 2017. O levantamento aponta que no início deste mês, 56% das pessoas entrevistadas disseram possuir conta no Facebook, esse número representa uma queda de cinco pontos percentuais em relação à pesquisa anterior, que registrou 61%.

Entre outros dados levantados pelo instituto, está a constatação de que as redes sociais estão cada vez mais presentes na vida das pessoas. Foi apurado que 71% dos brasileiros possuem ao menos uma rede social.

O Datafolha criou um ranking que mostra as redes sociais mais populares. O WhatsApp mantém a liderança, estando presente em 69% dos aparelhos dos entrevistados. Em segundo, temos o Facebook, seguido do Instagram, com 35% e o Twitter, em último, com 14%.

Alexandre Janoni, líder de pesquisas do Datafolha, informou que a pesquisa foi feita entre os dias 2 e 3 de abril, e ouviu 2.038 pessoas de 130 municípios. Ele atribui a queda de usuários da rede social com os escândalos de privacidade em que a rede de Mark Zuckerberg esteve envolvida.

A pesquisa ainda apurou o nível de confiança que os usuários tem em relação as notícias compartilhadas. Dentre os ouvidos, 63% afirmam acreditar em algumas das notícias recebidas pela rede social. Outros 5% disseram que acreditam na maioria, 2% acreditam em tudo, por fim, 21% não acreditam em nada.

A desconfiança dos usuários não se restringe apenas as redes sociais. A imprensa profissional também está sendo afetada pela desconfiança. Quem acredita em tudo o que é noticiado pela imprensa soma 5%; 17% acreditam na maioria; 61% só acreditam em algumas, e 14% não acreditam em nenhuma.

Segundo Janoni, a desconfiança com as notícias está mais presente entre os mais escolarizados e com maior renda familiar. Em uma média geral, prevalece a baixa confiança no que é compartilhado na rede social e pela imprensa em geral.

Via: Folha de São Paulo