Facebook copia o Instagram e testa recurso ‘Fotos Populares’

"Fotos populares" pode oferecer aos usuários uma experiência de navegação mais relaxante e suave, omitindo links que precisem de cliques
Equipe de Criação Olhar Digital15/11/2019 07h01

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O Facebook está copiando mais um recurso do Instagram, é o que disse o portal TechCrunch, que viu a rede social testando o chamado “Fotos Populares”. Trata-se de um recurso que afixa uma lista interminável de fotos selecionadas por algoritmos de amigos abaixo da exibição em tela cheia de uma foto aberta no “Feed de Notícias”. O resultado é uma experiência semelhante ao feed do Instagram, mas dentro do Facebook.

As “Fotos populares” podem oferecer aos usuários uma experiência de navegação mais relaxante, que omite os links clicáveis, as atualizações de status e outros tipos de conteúdo que atolam o Feed de notícias. Em vez disso, os usuários podem apenas assistir passivamente as lindas imagens.

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O feed de texto e links pesados do Facebook parece cada vez mais exaustivo em comparação às redes sociais baseadas em comunicação visual como Instagram, Snapchat e TikTok. Explorar o significado do “Feed de notícias” em cada postagem exige esforço do usuário, experiência que não se encaixa tão bem em breves sessões de navegação ao longo do dia, ou quando eles já estão esgotados do trabalho, escola ou família.

Um porta-voz do Facebook confirma que o Facebook estava executando um pequeno teste de “Fotos Populares” em outubro, quando o TechCrunch notou. Esse teste foi concluído, mas a equipe agora está interagindo com o produto e planeja fazer testes atualizados no futuro. A empresa se recusou a divulgar mais detalhes ou seus motivos para o recurso. Como o Facebook já possui “Stories”, mensagens, perfis e seu hub de vídeo no estilo IGTV, está faltando apenas a guia “Explorar” e um feed de mídia dedicado, sendo um clone completo do Instagram.

Como as “Fotos Populares” funcionam

Quando os usuários descobrem uma foto no “Feed de notícias” ou em um perfil, eles podem tocar nela para vê-la em tela cheia em um fundo preto. Normalmente, se os usuários deslizarem ou rolarem nessa foto, eles são inicializados de volta para onde vieram. Mas com o recurso “Fotos populares”, o Facebook exibe mais imagens para os usuários rolarem após o original.

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Ao rolar para baixo do título “Fotos populares”, os usuários verão imagens adicionais e um rótulo “Ver mais fotos” para que continuem percorrendo mais imagens públicas, ou apenas visíveis para amigos, compartilhadas por amigos e por quem elas seguem. Como no Instagram, mas ao contrário do Feed de notícias, o Facebook trunca as legendas das “Fotos populares” depois de apenas cerca de 65 caracteres, para que a experiência suave não seja afetada. Os fundos escuros dão uma sensação mais cinematográfica às “Fotos populares”, enfatizando as imagens.

Mudanças no “Mais vídeos”

O Facebook começou a exibir vídeos relacionados em 2014, quando os usuários passaram por um vídeo que abriram em tela cheia. Agora, esse recurso “Mais vídeos” reproduzirá automaticamente o próximo vídeo e exibirá automaticamente os usuários no feed para visualizá-lo. O recurso ainda mostra anúncios em vídeo. Isso poderia prenunciar o Facebook, inserindo as fotos dos anunciantes na guia “Fotos populares” para gerar receita com a navegação extra.

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O Facebook não se intimida em tentar aproveitar o Instagram para se beneficiar, tanto que a empresa colocou um botão “Abrir Facebook” na barra lateral de navegação do Instagram. Anteriormente, o Instagram tentava mostrar alertas do Facebook em sua própria guia “Notificações” e um contador vermelho para notificações do Facebook no botão de ‘hambúrguer’ de três linhas que abre a barra lateral do Instagram, na tentativa de direcionar o tráfego de referência para o aplicativo do Facebook.

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A rede social principal de Zuckerberg também tentou notificar os usuários em seu aplicativo, solicitando que eles curtissem as páginas do Facebook das pessoas que eles seguem no Instagram. E agora, um “do Facebook” e o novo logotipo do “FACEBOOK” podem ser encontrados anexados à tela de carregamento do Instagram.

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Para o Facebook continuar crescendo após 15 anos no mercado, ele precisa adotar totalmente a comunicação visual. Ele já copiou o Snapchat Stories e implementou o formato efêmero de foto e vídeo em seus aplicativos. Claramente, não está acima de copiar sua própria subsidiária Instagram para oferecer uma visão alternativa sobre a rolagem de feed.